Piocerá /Cerapió é o 2º maior rali do Brasil, que acontece em terras nordestinas, mais precisamente entre Piauí e Ceará. Todo ano o calendário do automobilismo brasileiro abre a temporada com quatro dias de muita adrenalina, confraternização e disputas entre pilotos, navegadores e equipes de rali.
Motos, bicicletas, quadriciclos e carros compõem o grid de cerca de 500 competidores do maior rali de regularidade do Brasil, que completará 24 anos de existência. Um evento que empolga os amantes do off-road e propicia um contato especial com as belezas e o povo do sertão nordestino.
Tudo começou em abril de 1987 por iniciativa informal do atual dono da Radical Produções, Erlich Cordão, e um ícone do motociclismo, o veterano e competente Galdino Gabriel. O primeiro levantamento feito em setembro daquele ano foi conferido no feriado de Finados para que as 36 duplas de competidores pegassem a trilha nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro.
Ao longo dos anos este rali foi incorporando outras categorias por ser inicialmente apenas para motos. Primeiramente os carros no rali de regularidade, com médias impostas e mais tarde as chamadas TVEs (Trechos de Velocidade Especial), que permitiam a inserção do rali de velocidade onde os pilotos podiam acelerar tudo.
As TVEs eram trechos de 10 a 20 km, inseridos a cada dia da competição, mesclando regularidade com velocidade. O crescimento do rali deveu-se ao excelente trabalho de marketing e logística que fez do Cerapió um evento empolgante capaz de atrair investidores por conta da visibilidade na imprensa local e nacional.
O crescimento trouxe problemas típicos, consequentes da profissionalização dos pilotos, que exigiram maior nível técnico nos levantamentos e na estrutura da prova. Mesmo assim, a competição manteve a fidelização dos admiradores do Cordão e da estrutura promocional do evento.
O grande navegador e levantador oficial do Rally Internacional dos Sertões, DuSachs, aceitou o desafio de corrigir os descompassos do passado, mas, muito mais do que isso, propiciar aos competidores de todo o Brasil um nível promissor de segurança e prazer de pilotar e navegar nas trilhas do Piocerá/Cerapió 2011.
O evento é tão extraordinário em vários quesitos – com destaque para o clima de confraternização e respeito entre os competidores –, que ficamo desejando a reintegração das duplas que migraram para outro rali realizado pouco antes da data oficial deste.
Fica ainda a vontade e o desejo de verem as duplas do cross-country nordestino e brasileiro marcando presença nesta prova. Neste ano, o próprio RN 1500, um rali cross-country que enfrentou o desastre das chuvas em 2009, acabou se redimindo do fiasco e da frustração geral, propiciando a todos uma das mais prazerosas provas de off-road da história do Nordeste.
A 24ª edição do Rally PIOCERÁ dá a arrancada das provas off-road no Brasil e gera muito retorno de imagem para os patrocinadores envolvidos, trazendo para cobertura do evento toda imprensa nacional especializada, emissoras de TV e os principais jornais e Web sites do país.
A última edição gerou mais de 4,2 milhões de reais de mídia espontânea, sendo visto por milhões de telespectadores, ouvintes e leitores de todo Brasil e até do exterior.
Um roteiro magnífico e paradisíaco, uma aventura pela “Rota das Emoções”, incentivando o turismo dos Estados do Piauí, Maranhão e Ceará, com passagem pelos Lençois Maranhenses, Delta do Parnaíba, Parque Nacional de Ubajara e terminando em Jericoacoara, uma das 10 praias mais bonitas do planeta.
Mas além da lama, da poeira, dos desafios e prêmios, o Rally PIOCERÁ é, também, um evento voltado para as ações sociais e conscientização da população. Para 2011 mais uma vez manteremos a campanha de arrecadação de alimentos e roupas para distribuição junto às comunidades carentes existentes no roteiro, bem como iremos promover o plantio de árvores frutíferas, contribuindo assim para diminuir o efeito estufa no nosso planeta.
O evento gera grande retorno aqueles que associam suas marcas ao nome do evento. Seus participantes são formadores de opinião pertencentes as classe A e B , consumidores potenciais de serviços e produtos. Por onde passa, o Rally PIOCERÁ incrementa a renda da população local, aquece o comércio, promove a cultura e o esporte e incentiva o turismo da região.
O PIOCERÀ, segundo maior rali do Brasil estará passando pelo município de Miguel Alves no próximo dia 25 de janeiro onde os responsáveis e todos os seus participantes serão recepcionados com café da manhã no posto de combustível, Auto Posto Redentor pelo casal de empresários, Engenheiro Agrônomo, Maxdônio Diniz Agra e esposa, Bárbara, que são patrocionadores deste evento na cidade de Miguel Alves. Segundo informações do casal de empresários, ainda mesmo no dia 24, a partir da noite muitos dos integrantes do PIOCERÀ já estarão começando a chegar na cidade.
Radialistas, jornalistas local, estadual e nacional, emissoras de televisão estarão no município de Miguel Alves para cubrirem este grande evento, e inclusive repórteres da Globo, onde um tem apoio do casal de empresário do Auto Posto Redentor.Agora é só aguardar e curtir este grande momento de muita adrenalina.