O crime aconteceu ontem, sexta-feira(01/02) em um terreno usado para extração de material na construção civil às margens da BR – 316 a 1km da zona urbana da cidade de Timon-Maranhão. Era quase 2h da tarde, momento em que 4 operários esperavam a chegada do almoço quando dois homens entraram na propriedade de motocicleta, e eles teriam se aproximado e anunciado o assalto.
A vítima, José de Oliveira Sousa, era natural da cidade de Miguel Alves, filho do casal de miguelalvenses: professora Lucinete Oliveira e Quincas. A vítima exercia a profissão de Operador de Máquinas pesadas, de 31 anos de idade. Segundo informações, ele teria levantado os braços e acabou sendo atingindo com dois tiros um no braço e outro na cabeça morrendo no local. Outros dois conhecidos como: Manoel e João Paulo foram feridos sem muita gravidade . O 4º operário fugiu pelo matagal nos fundos da propriedade. E nada foi levado pelos suspeitos que fugiram em seguida.
As investigações foram iniciadas pelo equipe do 3º DP, delegacia responsável pela circunscrição da área de onde ocorreu o crime mas serão transferidas para a Delegacia de Homicídios da cidade de Timon. È lá que deverão ser ouvidos em depoimentos os três sobreviventes, os dois operários que conseguiram sobreviver baleados e o terceiro que conseguiu escapar fugindo pelo matagal. O trabalhador que fugiu tem a identidade preservada e revelou características físicas que podem ajudar na identificação de um dos suspeitos. Ele afirmou que o colega assassinado José de Oliveira Sousa(Zezé) não tinha rixas pessoais com ninguém. Ele trabalhava em Teresina e a cada quinze dias ia para o interior, Miguel Alves. Não saia para lugar nenhum e nem consumia bebidas alcoólicas era uma pessoa de boa índole.
O corpo de José Sousa Oliveira foi velado na residência dos seus pais: Sr Quincas e professora Lucinete Oliveira no Bairro Cohebe onde viveu toda sua infância e adolescência. Deixou esposa e filhos. Atualmente no Assentamento Designo,município de Miguel Alves.Entre os seus irmãos estão os professores: Silvestre e Rosinete Oliveira.E foi enterrado na tarde de hoje no cemitério São José, centro da cidade.