Prefeita Dra. Salete Rego participa da caminhada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher em Miguel Alves.

0
12

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na data de hoje, 08 de Março a Associação de Mulheres Quebradeiras de Coco do município de Miguel Alves promoveu uma grande caminhada pelas principais ruas da cidade com chegada das caravanas a partir das 07:00h da manhã na Unidade Escolar Dirceu Mendes Arcoverde com mística e exercícios físicos. Concentração na Feira Livre com a abertura da II Feira das Mulheres Quebradeiras de Coco, com cantorias e muita animação, seguida das falas, discursos das mulheres e entidades de apoio, assim como também teve o discurso da Prefeita de Miguel Alves Dra Salete Rêgo(PSD) que deixou sua homenagem a todas as mulheres por conta do seu dia e que esteve sempre presente dando total apoio a este evento.
A caminhada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher realizada pela Associação de Mulheres Quebradeiras de Coco de Miguel Alves teve como objetivos:
*Dar visibilidade à organização das mulheres, sua ternura e força de transformação em busca de direitos e cidadania;
* Dar visibilidade ao trabalho das mulheres quebradeiras de coco, organizadas em setores produtivos para extrativismo e beneficiamento do coco babaçu, de forma sustentável, garantindo o cuidado com a floresta, a organização da produção e comercialização para complemento na renda familiar;
* Reivindicar as condições básicas para produção e comercialização dos derivados do coco;
* Reivindicar um programa municipal de atenção à saúde da mulher.
Em seu discurso voltado as mulheres que fazem parte da Associação de Mulheres Quebradeiras de Coco de Miguel Alves, a prefeita Dra Salete Rêgo afirmou que irá dar atenção especial a todas as mulheres, em que a prefeitura irá passar a comprar os mais diversos produtos derivados do coco babaçu produzidos pela associação de mulheres trabalhadoras , e que também através da Secretária Municipal de Assistência Social, que tem como secretária a Assistente Social Marcela Torres será criado o Conselho Municipal da Mulher.
O movimento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher contou com apoio da Comissão Pastoral da Terra-PI,Prefeitura de Miguel Alves,Secretária Municipal de Assistência Social,Secretaria Municipal de Saúde,

IMG_2048IMG_2024
IMG_2074
IMG_2042
IMG_1918
IMG_1917
IMG_1911
IMG_1894
IMG_1888
IMG_1871
IMG_2066
IMG_2009Secretária Municipal de Assistência Social,Assistente Social Marcela Torres e a Presidente da Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco de Miguel Alves Remédios.
IMG_1952
IMG_1951
IMG_1950
IMG_1946
IMG_1936
IMG_1888
IMG_2048Prefeita de Miguel Alves Dra Salete Rego profere discurso na Feira Livre no centro da cidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher em movimento promovido pela Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco.
IMG_1938
Veja como surgiu o Movimento das Mulheres Quebradeiras de Coco de Miguel Alves?
91775fb47a2e2a746868de2ce6d5587b
O município de Miguel Alves que possui uma área territorial de 1.394,708 km², localizado a 11o km ao norte de Teresina, possui uma população de aproximadamente 33.410 habitantes, onde suas principais atividades econômicas deste município são relacionadas com a exploração do coco babaçu, e pó de carnaúba, pecuária, comércio e serviços. O município de Miguel Alves que apresenta baixos indicadores sociais se posiciona no 213º lugar no ranking estadual.
A atividade extrativista do babaçu é extremamente importante na organização sociocultural deste município, que foi líder na produção no período de 2000 a 2008, com uma média produtiva de 1.067,70 toneladas. A atividade geralmente é desenvolvida muitas vezes por famílias inteiras, mas as mulheres, geralmente, tem um papel de destaque nesse processo.
Em foi exatamente em função disso, que grupos de mulheres através da CPT começaram a se organizar e em dezembro de 2009, foi criada a Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco no Município de Miguel Alves com sede na comunidade do Ezequiel. É uma instituição que nasceu da organização das mulheres, buscando fortalecer seus direitos políticos, culturais e de gênero. Atualmente são mais de 100 mulheres associadas, vindas dos assentamentos e comunidades: Bom Principio, Ezequiel, Paraíso São Benedito, Riacho do Conrado, Santana, São Jerônimo, Centro do Designo, Jenipapeiro da Mata, Lagoa do Mato, Mato Seco, Pedra Grande, Retrato, Todos os Santos.
20100307121931_b3003.jpg111
A associação está organizada de acordo com a proximidade das comunidades, sendo então dividida em 3 setores, onde as mulheres se encontram mensalmente. Em cada setor, foi construída uma pequena sede, onde são desenvolvidas as atividades de organização e produção. Além do aproveitamento do coco babaçu, amêndoa e mesocarpo, as mulheres produzem materiais de limpeza e artesanato. A organização gera frutos e já possibilitou a aquisição de máquinas de moagem do coco babaçu e de costura para auxiliar no desenvolvimento dessas atividades.
images (2)

Durante esse processo de organização, as mulheres alcançaram algumas conquistas no sentido da garantia de políticas públicas para as mulheres, do empoderamento das mulheres, consolidação da mobilização do 8 de março no município, com o objetivo de trazer a público as reivindicações dos grupos, como: Melhoria no atendimento à saúde da mulher nas comunidades e no próprio município, construção de estradas, luta pelo acesso a água e educação para as famílias bem como o fortalecimento da auto-estima, a independência financeira, salário maternidade, aposentadoria, auxilio doença, Lei Maria da Penha,entre outras conquistas.
São mulheres organizadas na luta e na busca pela efetivação dos direitos assegurados na lei. Este trabalho é considerado referência e a experiência na cidade já foi levada para o Encontro de Políticas Públicas, ocorrido em novembro de 2009 na Fortaleza (CE).
DSC04911

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here