Um passeio pela história de Miguel Alves. Embarque nesta viagem!

0
162

Um passeio pela história de Miguel Alves

Curiosidades sobre Miguel Alves por Nilo Araújo

A Igreja de São Miguel Arcanjo da cidade de Miguel Alves que foi construída com o suor e o sacrifício dos nossos antepassados, depois de muitos anos, tendo acontecido a sagração do seu templo no dia 20 de dezembro de 1940, sob as bênçãos de Severino, primeiro Arcebispo de Teresina que nomeou o Padre Francisco Gorres como primeiro Vigário desta paróquia, aqui ficando até janeiro de 1942 já com mais de meio século depois dela construída, sendo vista e admirada como a mais importante e monumental referência de Miguel Alves veio a ter o seu teto comprometido e ter a sua linda torre feita toda em bronze destruída exatamente na virada do ano de 2003.

FOTOS2 007 (2)

Este lindo templo que sempre foi admirado, amado e reverenciado por todos até mesmo por quem apenas nos visita pela sua beleza, estrutura em que observa-se a influência eslava ou bizantina da mesma com este triste acontecimento chegou a causar uma grande tristeza e um sentimento de vazio em cada coração miguelalvense.

Mas como nossa cidade tem um povo de muita fé, laborioso, ativo e fervoroso em sua religião, sensibilizado com esta tragédia toda a comunidade católica de Miguel Alves uniu-se e foi formada uma comissão, subdividida em várias outras para angariar recursos no sentido de reconstruir aquela torre, daí foi criada a comissão que foi batizada de “Pró-Reconstrução”. Então foram meses de trabalho, muitas campanhas, doações, bingos e leilões.

E o tão sonhado objetivo que muitas vezes parecia está muito distante, ser impossível foi almejado, sendo concretizado. No dia 16 de junho do ano de 2003 a comunidade católica recebeu com muita alegria, emoção e lágrimas a chegada da nossa torre de bronze na Praça da Ressurreição(chamada atual de Praça do INSS), de lá, seguiram em procissão até o Ginásio Poliesportivo Chico Noca onde foi celebrada pelo Padre, da época, Pedro Alcântara uma linda missa, depois os fiéis continuaram em procissão com a torre e a imagem de São Miguel Arcanjo, o padroeiro da cidade, até a Igreja Matriz.

Você sabia que…

A construção desta Igreja foi sob a responsabilidade de um mestre de obras, Mestre Antonino, auxiliado por construtores locais. Tudo vinha de fora, aqui não existia material de construção que foram trazidos de Parnaíba em vapores?
Às quatro da tarde, todos se reuniam: homens, mulheres, jovens e meninos para transportarem manualmente o material.

E você sabia também que…

O local onde foi construída esta Igreja sobre um morro defronte ao rio Parnaíba existiu uma pequena capela que guarnecia alguns túmulos?

E nos fundos da capela existia um cemitério?

E que um dos túmulos, segundo a professora Maria do Carmo Rego (in memoriam) era de um filho do senhor Marcos Furtado que prontamente autorizou a edificação da Igreja, mas gostaria que o referido ficasse embaixo do altar de São Miguel Arcanjo, e assim foi feito?

Igreja-passado

Publicado pelo Colunista Social de Miguel Alves – PI
Professor Nilo Araújo
Contatos:(86) 9925-8916
E-mail:niloaraujo23@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here