O município de Miguel Alves receberá dois médicos cubanos enviados pelo Ministério da Saúde, por meio do programa “Mais Médicos”. A vinda dos novos médicos para este município visa beneficiar toda a população e melhorar o acesso a saúde no município.
A chegada dos dois médicos cubanos, sendo um homem e uma mulher está prevista para amanhã, sexta-feira (01/11) em Miguel Alves onde serão recepcionados por autoridades Municipais e em seguida serão conduzidos ao local de trabalho, sendo que um desses profissionais irá atuar no SOS e o outro profissional ficará trabalhando na Unidade Básica de Saúde da grande região do Assentamento do Designo onde irá atender uma região de mais de seis mil pessoas que corresponde as localidades: Centro do Designo, Porto do Designo, Todos os Santos, Mato Seco, Lagoa Seca, Cristóvão, Santa Rita entre outras.
Os dois médicos cubanos ficarão residindo no município. A prefeita Dra. Salete Rego já esteve em contato pessoalmente com os mesmos em Teresina e serão recepcionados pela mesma e outras autoridades em Miguel Alves amanhã, sexta-feira.
Essa é mais uma ação do Governo Federal na área da Saúde que chega ao município de Miguel Alves através da Prefeitura Municipal de Miguel Alves.
O programa Mais Médicos objetiva suprir a carência de médicos nos municípios do interior do país, sobretudo do Nordeste.
A prefeita Dra Salete Rego ao repassar esta informação ao portalmiguelalves.com através do Colunista Social Nilo Araújo demonstrou estar bastante alegre devido a cidade de Miguel Alves ter sido contemplada, pois é um indicativo que a mesma está crescendo, mas que não medirá esforços para buscar novos projetos que beneficiarão a população e a mesma informou que mais médicos foram solicitados para o município de Miguel Alves.
Prefeita do município de Miguel Alves Dra. Salete Rego estará amanhã recebendo em seu município médicos cubanos que irão atuar no Posto de Saúde SOS e na Unidade Básica de Saúde do Porto do Designo.
Durante três semanas, eles tiveram aulas de saúde pública e Língua Portuguesa, ministradas por professores responsáveis pela coordenação pedagógica e pela tutoria do projeto. Ao final, passaram por uma avaliação. Em Teresina, antes de seguir para o interior, os cubanos participaram de oficinas durante quatro dias. Os profissionais terão conhecimento do sistema de saúde local, as principais doenças e como funciona a atenção básica, setor em que atuarão no Piauí.
O programa Mais Médicos já conta com 27 profissionais em atividade no Piauí, dos quais 19 são cubanos. Eles chegaram ao Estado em setembro. O atendimento realizado por este grupo, segundo o Ministério da Saúde, alcança mais de 93 mil pessoas no Estado.
A Lei do Mais Médicos, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, transferiu dos conselhos regionais de medicina para o Ministério da Saúde a competência de emitir o registro para que médicos com diplomas do exterior atuem no programa. O primeiro grupo que chegou ao Piauí em setembro enfrentou dificuldades para conseguir o registro provisório no CRM-PI
Publicado pelo Colunista Social Nilo Araújo
Contatos: (86) 9925-8916
E-mail:niloaraujo23@hotmail.com