A merenda escolar das escolas municipais de Miguel Alves passou a contar com gêneros alimentícios originados da agricultura familiar. Todos os alunos serão beneficiados com a iniciativa, que tem por objetivo garantir a qualidade da merenda e fomentar a agricultura familiar, gerando emprego e renda.
A chamada pública para aquisição de produtos como: melancia, batata, legumes, verduras dentre outros produzidos pelos agricultores familiares do próprio município foi realizada no último mês. Desta forma, a prefeitura de Miguel Alves está aplicando cerca de 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, na compra de produtos da agricultura familiar junto aos pequenos produtores do município, seguindo assim as recomendações do próprio programa do Governo Federal que tem como objetivo principal suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos beneficiários, através da oferta de no mínimo uma refeição diária, visando atender os requisitos nutricionais referentes ao período em que estes se encontram na escola.
A iniciativa da prefeitura, segundo a prefeita Salete Rego, além de melhorar a qualidade da merenda escolar nas escolas municipais, é também uma maneira de fortalecer a economia municipal, através da compra direta de todos esses produtos que serão adquiridos junto ao agricultores miguelalvenses.
a Compra Direta traz, no mínimo, três benefícios. Comprando diretamente do agricultor, melhorando a qualidade da merenda, oferecendo aos alunos produtos frescos e de procedência garantida; incentivando os agricultores familiares a se organizarem com a certeza da venda garantida; e reduzindo os custo da merenda para o município, já que a compra direta elimina os intermediário.
Parabéns pela iniciativa. mas ainda é pouco.