UM PASSEIO PELO PASSADO DE MIGUEL ALVES
CURIOSIDADES SOBRE MIGUEL ALVES POR NILO ARAÚJO
DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO
Voltando a escrever sobre a história do passado do município de Miguel Alves, neste espaço intitulado “CURIOSIDADES SOBRE MIGUEL ALVES”, e nesta matéria o foco é a história do Futebol miguelalvense, desde como tudo começou, destaques para os principais times, os nossos atletas e amantes do futebol.
Você sabia que em Miguel Alves já existiram importantes times? E que em Miguel Alves já teve grandes jogadores?
Veja como tudo começou…
Em Miguel Alves FUTEBOL sempre foi com muitas dificuldades. Só em 1933 começaram a aparecer os primeiros times equipados e começou assim como:
Luzo Esporte Clube.
Artístico Esporte Clube e Comercial Esporte Clube.
O Comercial Esporte Clube acabou-se em pouco tempo ficando então, o Luzo e o Artístico. E com o passar do tempo estes dois times foram enfraquecendo. E 1937 veio para esta cidade o Dr. Josué de Moura Santos, médico passou a tratar da saúde do povo, e também do esporte, juntou-se ao povo e de pleno acordo mudaram o nome do “Luzo” que passou a ser chamado de Miguelalvense Esporte Clube.
O Miguelalvense contava com bons jogadores principalmente com seu grande goleiro, o Babau, sua zaga: Edison e Doraci e o restante: Raimundo Soriano, Dico, Paraíso, Totonho Furtado, Delmar Rabelo, Eneinha, Honório, e etc.
O Artístico também contava ainda com bons jogadores. Seu bom goleiro, o Valentim e o restante: Wilson, Temoteo, Zé Merandolino, Nena, Maça-Rico, Lourencinho, Cacho, João Lira e outros.
O Dr. Josué passou a ser também um dos melhores jogadores do Miguelalvense, e assim estes dois times rodaram muito tempo na galera os melhores aplausos também nas cidades e povoados vizinhos com bons resultados.
Quando o Dr. Josué teve que sair da cidade, o futebol de Miguel Alves entrou em crise novamente. Em 1946 o futebol da cidade volta a crescer com novos jogadores e novos dirigentes. Foi a revelação dos dois jogadores de muita fama, Raimundo Sebastiana e o Roque( o Leiteiro) valia a pena vê-los saírem nos braços dos torcedores.Mas isto durou pouco tempo, o futebol da cidade entra em crise novamente. E em 1951 Marçal Alves Pontes voltando a residir em sua terra natal, aqui encontrou o futebol quase acabado, juntando-se aos seus amigos do esporte fizeram reviver o Miguelalvense Esporte Clube.
As dificuldades eram muito, levavam aos troncos e barrancos, ia vivendo. Com a integridade do Miguelalvense surgiu o famoso RAUL MORAIS FILHO( o Raulzinho) que com muita garra e amor ao esporte conseguiu organizar o seu grande CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, que ainda hoje está jogando o mesmo futebol.
Em 1976 o Raulzinho tendo que deixar a cidade(Miguel Alves) deixou portanto, o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE com Miguel Vieira que até por muito tempo jogou tendo sido de uma alta segurança, um bom dirigente de um modo geral.
Os jogadores que mais de destacaram no CRUZEIRO ESPORTE CLUBE foram: Chico Bernardino, Zé Mendes, Riba(Ribinha), Miguel Ângelo, Shié, Bem bem,Aristácio, Joaninho , Pachiquim, Edilson, Jafé, Genário, Raimundo Miguel Ribeiro, Deusimar, Paulinho Ribeiro e Josiel.
O tempo não descansa o futebol de Miguel Alves também não. Com o passar dos tempos foi construído em Miguel Alves um estádio municipal na administração do médico Ivan Torres, dando a ele o nome de Estádio Municipal Eneas Torres – O Torrão. E a partir dai surgiram novos times chegando a um total de sete times, todos bem organizados realizando campeonatos com torneios e partidas amistosas.
São eles:
Cruzeiro Esporte Clube
Miguelalvense Esporte Clube
River Esporte Clube
Vila Nova Esporte Clube
Juventude Esporte Clube
São Vicente Esporte Clube e Tigrão Esporte Clube
Fonte: Arquivo professora Maria do Carmo Rêgo(in memoriam)
Fotos: Amauri de Paiva Leal / Jr. Torres