Hoje (24), o colunismo social brasileiro amanheceu sem a sua maior estrela. Às 04h o céu brilhou com a chegada da jornalista e colunista social Vera Lúcia Pires Martins, de Aguaí/ São Paulo. Veróka, como era chamada carinhosamente pelos amigos, não resistiu a um infarto e morreu. Veróka uniu os colunistas de Norte a Sul do Brasil. Ela deixa o legado de disseminar o amor, a união, a compreensão e a alegria nos corações de todos, e de quem a ela pedia uma palavra de conforto.
Vera Martins fundou a Abracos, e foi eleita sua primeira presidente. Em dezembro 1990 foi criada a Febracos – Federação Brasileira dos Colunistas Sociais, da qual Vera assumiu a presidência. Foi jornalista da Rede de jornais da Capital e do interior de São Paulo. Atualmente era vice-presidente da Febracos e escrevia no Jornal A Rua (SP), na revista Evidência Cosmopolita e site revistaevidencia.com (AL).
Que Deus lhe dê um lugar iluminado junto aos anjos. O seu sorriso, o seu amor e as suas ações de unir a classe serão nossas melhores lembranças.
Grupo de amigos da Febracos no congresso de Foz de Iguaçu, e Vera com o jornalista Jefferson Severino
A Colunista Social Vera recebeu homenagem da OBME, no Congresso (SP) Foto: Antonio de Cassyo
Vera Martins, jornalista e presidenta da FEBRACOS em uma das suas entrevistas no Programa Provocações da TV Cultura de São Paulo.