O portalmiguelalves.com traz clicks dos alunos do curso Técnico em Eventos pelo Instituto Federal de Educação e ciência e Tecnologia do Piauí(IFPI), polo do município de União-PI onde realizaram trabalho prático da disciplina Gastronomia em que os futuros profissionais em Eventos aprenderam na prática a arrumar e montar um Coffee Break com mesas com itens diversos de bebidas quentes, sucos, frios,bolos doces e salgados, frutas e aperitivos para serem degustados no intervalo de eventos.
O coffee break é o nome dado para uma pausa que ocorre no meio de uma reunião, palestra, conferência, seminário, congresso, etc.
Durante o coffee break, normalmente os participantes não tomam só café, e o cardápio pode ser muito variado. Frequentemente são servidos pães, biscoitos, mini-croissants, sanduíches, cafés, chás, frutas, sucos, salgadinhos, doces, etc.
O objetivo do coffee break não é apenas comer, e sim que os participantes possam socializar, relaxar, voltando para a reunião, evento com mais disposição e concentração.
A expressão coffee break é formada pelas palavras coffee (que significa café em português) e break (que pode significar pausa).
Colunista Social e Professor Nilo Araújo, integrante da turma do curso Técnico em Eventos
Dicas para preparar um coffee break de sucesso:
Na maioria dos eventos, principalmente nos corporativos, existe uma pausa para o café ou lanche servido nos intervalos, denominada coffee break.
Este tipo de serviço se enquadra tanto nas pequenas reuniões de negócios como em grandes encontros profissionais.
Dependendo da tipologia do evento e da verba, o coffee break pode ser simples ou requintado, sendo que podem ser adotados na formatação elementos relativos aos temas propostos para a ocasião.
Conforme o número de participantes, poderá ser necessário a montagem de várias mesas para agilizar o serviço.
Dessa forma é feita a mise-en-place, que é a organização e arrumação do ambiente, devendo o bufê estar preparado quinze minutos antes do horário programado. Caso seja arranjado com antecedência, corre-se o risco de algumas pessoas se servirem antes do horário previsto.
Quando houver garçons/garçonetes, estes devem estar prevenidos quanto ao atraso da programação e não demonstrarem impaciência.
Há sempre o caso de eventos que se estendem por dias ou por mais de um período do dia e assim poderão ser elaborados cardápios variados.
Caso seja necessário incluir o almoço na programação, a opção de pratos leves é recomendada, considerando que o evento terá continuidade.
O planejamento para qualquer tipo de serviço, iniciando pela a limpeza do local, utensílios adequados, decoração, alimentos de qualidade e bom funcionamento do ar condicionado, é imprescindível.
SUGESTÃO DE CARDÁPIO
Os cardápios devem ser funcionais e geralmente incluem opções básicas como café, chá, leite, sucos, água mineral e petit four, que é um biscoito refinado. Mas podem ser servidos também chocolates, refrigerantes, pão de queijo, bolos, pãezinhos variados, brioches, salgadinhos, mini-tortas, torradas com patê, pequenos sanduíches, pequenos croissants, tábua de frios, doces em pedaços, frutas, biscoitos, broas ou outros, conforme a tipologia do evento.
UTENSÍLIOS
Toalha de mesa, taças, copos, xícaras para chá, xícaras para café, pratos de sobremesa, talheres de sobremesa, colherzinhas de café, jarras, garrafas de café, bandejas, travessas, guardanapos, pinças para salgados, pá para bolo, lixeiras, vasos e/ou jarra para flores.
Dependendo do tipo de evento e, devido à praticidade, a utilização de utensílios descartáveis pode ser bastante funcional.
DECORAÇÃO
A criatividade na decoração ficará por conta da empresa responsável pela montagem do coffee break, sendo que a utilização de toalhas, guardanapos e outros detalhes com as cores da empresa darão um toque especial.