O Portalmiguelalves.com, primeiro portal em noticias deste município, registra e lamenta com profundo pesar a toda família enlutada da Escritora Maria José Meneses de Santana que faleceu aos 84 anos de idade, no último dia 17 de dezembro de 2016 em Teresina, tendo tido seu corpo velado na Pax União .
Maria José Meneses de Santana foi exemplo de uma brilhante mulher, inteligente, batalhadora, dinâmica, escritora e professora.
Nasceu na cidade de Duque Bacelar – MA em 13 de maio de 1932. Filha do Coletor de Impostos José Meneses e ex-prefeito do município de Miguel Alves e de Dona Alzira. Passou a morar no município de Miguel Alves – Piauí aos dois anos de idade, onde cursou o antigo ensino primário na Unidade Escolar Mariano Mendes tendo vivido nesta cidade toda sua infância.
Casou-se aos dezessete anos de idade com Archimedes Fernandes Santana com quem tiveram 14 filhos sendo que chegou a adotar mais dois filhos. Logo que casou, passou a residir em Teresina . Ela só voltou a estudar aos 40 anos de idade no Colégio Estadual João Clímaco D ´Almeida, onde concluiu o antigo segundo grau, hoje Ensino Médio, e por muitos anos até os dias atuais morou na mesma casa, cujo quintal foi plantado o SAPOTIZEIRO homenageado em três dos seus poemas de um dos seus livros intitulado “Cantos Tristes”.
De suas obras publicadas merecem destaques os livros: Cantos Tristes e Cantos da Alma.
Alguns lugares em Miguel Alves ela guardou em suas lembranças sempre que recordava o tempo em que morou nesta cidade, que viveu sua infância como: a Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, a Prefeitura Municipal, onde seu saudoso pai José Meneses Santana foi prefeito no período de 27 de agosto de 1946 a 11 de maio de 1947. A casa onde a mesma morou, sendo que uma das suas moradias ficava situada na Avenida Des,Simplício Mendes que ficava em frente ao Hotel São Miguel, o colégio Mariano Mendes onde a mesma cursou o primário entre outros pontos da cidade.
O portalmiguelalves.com através do Colunista Social Nilo Araújo aqui se solidariza com todos os membros da “Família Meneses ” e externa o seu mais profundo pesar pela morte desta grande mulher admirável, guerreira, determinada, inteligente, batalhadora e que fará muita falta na vida de toda a família, amigos e todos os que tiverem o privilégio de conhecê-la .
Que a escritora Maria José Meneses de Santana descanse em paz e que Deus possa reconfortar todos os corações que choram nesse momento pela sua partida para a eternidade.
Que Deus receba Dona Maria José em seu Reino e conforte seus familiares e amigos.