CURIOSIDADES SOBRE O FUTEBOL DE MIGUEL ALVES DE 1933 A 2004
CURIOSIDADES SOBRE MIGUEL ALVES POR NILO ARAÚJO
DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO
Voltando a escrever sobre a história do passado do município de Miguel Alves, neste espaço intitulado “CURIOSIDADES SOBRE MIGUEL ALVES”, e nesta matéria o foco é a história do Futebol miguelalvense, desde como tudo começou, destaques para os principais times, os nossos atletas e amantes do futebol.
Você sabia que em Miguel Alves já existiram importantes times? E que em Miguel Alves já teve grandes jogadores?
Veja como tudo começou…
Em Miguel Alves futebol sempre foi com muitas dificuldades e só no ano de 1933 é que começaram a aparecer os primeiros times equipados, como assim: Luzo Esporte Clube, Artístico Esporte Clube e Comercial Esporte Clube.
O COMERCIAL se acabou em pouco tempo, ficando então o LUZO e o ARTÍSTICO.
Com o passar dos tempos os dois times foram enfraquecendo. Em 1937 veio para o município de Miguel Alves o Dr. Josué de Moura Santos, médico e passou a tratar da saúde do povo e também do esporte, juntou-se ao povo e de pleno acordo mudaram o nome do LUZO que passou a ser chamado Miguelaves Esporte Clube.
O MIGUELALVENSE contava com bons jogadores principalmente com seu grande goleiro(Babau), sua zaga(Edson e Dorací) e o restante: Raimundo Soriano, Dico, Paraíso, Totonho Furtado, Delmar Rabelo, Eneinha, Honório entre outros.
O ARTÍSTICO também contava ainda com bons jogadores: Seu bom goleiro (o Valentim) e o restante: Wilson, Timóteo, Zé Merandolino, Nena, Maçarico, Lourencinho, Cacho, João Lira entre outros.
O Dr. Josué passou a ser também um dos melhores jogadores do MIGUELALVENSE – E assim, estes dois times rodaram muito tempo na galera os melhores aplausos, também nas cidades e povoados vizinhos com bons resultados.
Quando o Dr. Josué teve que sair da cidade, o futebol de Miguel Alves entrou em crise novamente. Em 1946 o futebol da cidade volta a crescer com novos jogadores e novos dirigentes, foi a revelação dos dois jogadores de muita fama. Raimundo Sebastiana e o Roque( o leiteiro) valia a pena se ver os dois saírem nos braços dos torcedores. Mas isto durou pouco, o futebol da cidade entra em crise novamente. Em 1951 Marçal Alves Pontes voltando a residir em sua terra natal(Miguel Alves) aqui encontrou o futebol quase acabado, juntando-se aos amigos do esporte fizeram reviver o MIGUELAVENSE ESPORTE CLUBE.
As dificuldades eram muitas, mas mesmo assim aos troncos e barrancos ia vivendo. Com a integridade do MIGUELAVENSE surgiu o famoso Morais Filho(o Raulzinho) que com muita garra e amor ao esporte conseguiu organizar o seu grande CRUZEIRO ESPORTE CLUBE que por muitos anos jogou neste município e região.
Em 1976 o Raulzinho tendo que deixar a cidade de Miguel Alves deixou o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE com Miguel Vieira que por muitos anos foi um excelente dirigente deste time.
Os jogadores que mais se destacaram no CRUZEIRO ESPORTE CLUBE foram: Chico Bernadinho, Zé Mendes, Riba(Ribinha), Miguel Ângelo, Shié, Bembem, Aristácio, Joaninho, Pachiquim, Edilson, Jafé, Genário, Raimundo Miguel Ribeiro, Deusimar, Paulinho Ribeiro e Josiel.
O tempo não descansa e o futebol de Miguel Alves também não. Atualmente temos um estádio que recebeu o nome de Enéas Torres Filho(O Torrão). E por lá disputaram vários outros times como: Cruzeiro Esporte Clube, Miguelavense Esporte Clube, River Esporte Esporte Clube, Vila Nova Esporte Clube, Juventude Esporte Clube, São Vicente Esporte Clube, Tigrão Esporte Clube entre muitos outros.
Fonte: Arquivo professora Maria do Carmo Rêgo(in memoriam)
Fotos: Amauri de Paiva Leal