O portalmiguelalves.com primeiro portal em notícias deste município, que tem como Colunista Social Nilo Araújo presta Homenagem Póstumas ao Rádio Telegrafista miguelalvense José Pereira da Silva que faleceu no último dia 16 de abril, aos 92 anos , vítima de problemas cardíacos.
O miguelalvense José Pereira da Silva durante muitos anos trabalhou na empresa dos Correios e Telégrafos do município de Miguel Alves. Era filho do casal: Francisco Pereira Silva(Francisco Grajaú) e Felesmina Ornina e Silva. Seus pais moraram certa época, no município de União, e ainda jovem e solteiro José Pereira da Silva certo dia, disse ao seu pai, Francisco Grajaú que desejava ser telegrafista. E com isso, o seu pai pediu ao telegrafista da cidade, que eram muito amigos que ensinasse esta profissão ao seu filho José Pereira. E ele muito satisfeito ia aos Correios e Telégrafos aprender a profissão , sendo que nesta época, ainda não existiam concursos, e o Telegrafista da cidade de Miguel Alves era José da Costa Araújo que era amigo de todos.
Zé Pereira chegando aos Correios e Telégrafos disse que tinha aprendido a referida profissão, e que um dia seria também telegrafista.
José da Costa Araújo deu-lhe os parabéns e brincando disse, meu amigo, preciso trabalhar em Teresina para cuidar da educação dos meus filhos porque aqui, não temos o Ginásio, por isso, vou torcer pela sua nomeação, e ele ficou muito animado.
O Telegrafista José da Costa Araújo pediu transferência e ajudou os Correios e Telégrafos fazer a nomeação do seu colega José Pereira da Silva que era solteiro e passaria a ganhar bem nesta repartição e com isso, falava aos colegas que em breve se casaria com a professora leiga Maria Ester Torres(in memoriam) que morava na fazenda Nova Olinda(Miguel Alves) que tinha conseguido este emprego de professora dos seus padrinhos: Aderson e Chiquinha. Jovem e muito bonita costumava sempre vim à casa dos seus padrinhos que moravam na cidade, e um certo dia, começou a namorar o Telegrafista José Pereira. Com pouco tempo de namoro, se casaram. Os seus padrinhos informaram aos seus pais quem era o rapaz, casaram na época das desobrigas pastorais. Fizeram uma grande festa em Nova Olinda porque era a segunda filha que se casaria.
Da união deste casal nasceram os filhos: Margareth, Rose Mary, Graciete, Deuscélia, José de Anchieta e Rosângela .
A saudosa Maria Ester Torres Pereira foi professora da Unidade Escolar Mariano Mendes e também foi professora da Escola União Artística Operária Miguelalvense, tendo alfabetizado centenas de crianças miguelalvenses.
Naquela época, o problema e a preocupação de todos os pais que matriculavam seus filhos para estudarem era de terminarem o primário, e não poderem continuar os seus estudos, pois não havia o ginásio(atual Ensino Fundamental de sexto ao nono ano) na cidade de Miguel Alves.
José Pereira da Silva foi aos Correios em Teresina pedir sua transferência para uma cidade onde existisse o ginásio, e portanto, seu pedido foi atendido, sendo nomeado para a cidade de Luzilândia e lá todos seus filhos fizeram o ginásio neste município. E novamente pediu transferência desta vez, para a capital, Teresina justificando a necessidade de que os seus filhos precisavam cursar o segundo grau(Ensino Médio), tendo seu pedido atendido. As suas filhas fizeram o pedagógico no Instituto de Educação. Já a sua esposa, Maria Ester Torres Pereira que era uma mulher bastante dedicada e inteligente resolveu continuar os seus estudos, e passou a estudar a noite cursando o ginásio e logo depois, o Pedagógico. Naquela época, o Diretor do Instituto de Educação vendo que ela era uma senhora inteligente e já de uma certa idade, estudando prometeu a ela que ao terminar o Pedagógico seria nomeada, e a promessa foi portanto, cumprida. Nomearam a esposa do Telegrafista José Pereira da Silva como professora da Escola Vovó Augusta Arcoverde, que funcionava em um bairro (Monte Castelo) onde moravam na Vila do Ipase(Conjunto Ipase) por sorte, a escola era pertinho da residência do casal. E lá fez um trabalho muito gratificante e reconhecido com as crianças e elogiada por todos os seus moradores, e pais de alunos. Professora Maria Ester Torres Pereira pediu no SERSE uma nomeação para lecionar a noite em Artesanatos porque o bairro era muito pobre, as suas filhas ajudavam muito à mãe e toda a comunidade.
Graciete Torres uma das filhas do casal, é jornalista, Colunista Social e funcionária efetiva da Secretaria de Justiça do Estado do Piauí. José de Anchieta formou-se em Contabilidade , e o seu pai José Pereira um dia pensando, resolveu estudar a noite e formou –se também em Contabilidade, e com a conclusão deste curso, chegou a receber uma promoção dos Correios.
O seu filho José de Anchieta casou-se muito novo com uma moça de Teresina, e desta união tiveram três filhos, e que também passou a ser empresário abrindo uma Casa Comercial perto da residência de seus pais não tendo muita sorte acabou ficando viúvo.
Sua filha Rosângela Torres tem formação de nível superior em Pedagogia e é funcionária efetiva do Ministério Público Estadual em Teresina.
Já José Pereira da Silva com a promoção, logo depois, resolveu se aposentar, e mesmo depois de sua aposentadoria quaisquer problemas que surgiam em cidades do interior o Departamento dos Correios e telégrafos mandava – o chamar. Desta maneira, desfrutava de grandes prestígios de sua profissão, graças a sua integridade, responsabilidade e competência.
Ao deixar a sua cidade natal, Miguel Alves trabalhando nos Correios e Telégrafos, o seu substituto foi Antonio Carlos Saraiva do Rêgo que era casado com Maria Elenir Fontinelle Sousa que também foi nomeada para trabalhar nesta mesma repartição.
Em Miguel Alves o saudoso Telegrafista e Contabilista José Pereira da Silva morou por muitos anos onde atualmente é Avenida Desembargador Simplício Mendes, no centro da cidade, ainda hoje existindo a mesma casa localizada próxima à Serralheria Chico Passos.
Todos os seus filhos(as) foram estudantes da Unidade Escolar Mariano Mendes .
Telegrafista José Pereira com a filha Pedagoga e funcionária do Ministério Público Estadual Rosângela Torres
Saudoso telegrafista e contabilista José Pereira da Silva em registro fotográfico em sua recente visita a sua terra natal, Miguel Alves desfrutando da Semana Santa no povoado Porções com filhas, netas e bisnetas.
Fonte: Professora e Escritora Maria do Carmo Rêgo