Portalmiguelalves destaca vultos históricos miguelalvenses

0
56

O portalmiguelalves.com, primeiro portal em notícias deste município,  que no próximo dia 24 de maio  estará celebrando os seus 105 anos de emancipação política e  como forma de enaltecer e destacar este portal, estará  homenageando importantes e ilustres vultos históricos filhos desta cidade, que muito contribuíram e engrandeceram este amado pedacinho  de chão aqui e por toda a parte, elevando  seu nome à glória na ciência, nas letras e nas artes.

 

2fb8aa57e64f260afa5eda3c1e884f06_188_268

 

 

 

 

 

 

 

CLIDENOR DE FREITAS SANTOS  – Natural do município de Miguel Alves.  Filho do casal:  Raimundo Rodrigues dos Santos e de Maria de Freitas Santos. Cursou o Primário no antigo Grupo Escolar Mariano Mendes(Miguel Alves), o Ginásio no Liceu Piauiense Graduado em Medicina tendo estudando inicialmente em Belém-PA. Já os últimos anos  na  Faculdade de Medicina do Recife, chegando a concluir na Turma de 1936 no dia 08 de dezembro.  Fez especialização em Psiquiatria no Rio de Janeiro e São Paulo, Hospital Juqueri.  Foi professor de Filosofia no Colégio Estadual do Piauí, diretor do Hospital de Psiquiatria de Teresina além de criador e idealizador do Sanatório Meduna,que encerrou suas atividades em 2010. Trabalhou para o Ministério da Saúde e integrou a Associação Piauiense de Medicina e também a Academia Piauiense de Letras, dentre outras entidades.

Teve destaque  na política tendo iniciado  como candidato a prefeito de Teresina pelo PTB em 1954 sendo vencido por Agenor Almeida. Apesar do infortúnio a campanha municipal projetou seu nome e em 1958 foi eleito deputado federal com a maior votação do estado e uma vez na Câmara chegou ao posto de vice-líder da bancada e integrou a Frente Parlamentar Nacionalista. Por ocasião das eleições de 1962 foi candidato a reeleição pelo PSD, mas não obteve êxito. Foi presidente do Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Estado (IPASE) no último ano do governo João Goulart, foi vítima do Ato Institucional Número Um em 13 de junho de 1964 passando a dedicar-se apenas à medicina. Disputou sua última eleição pelo PDT em 1986 quando alcançou uma suplência na eleição para deputado federal. Faleceu em Teresina no dia  2 de abril de 2000.

Casou com Oracy Dutra de F. Santos na Igreja de N.Sra do Amparo no dia 27 de fevereiro de 1940 em Teresina. Deste matrimônio nasceram 8 filhos. Mulheres – três e homens – cinco. Criou ainda: Bernadete Mendes V.dos Santos.

Netos(AS) 29 – Bisnetos(as) 08

Fez HISTÓRIAS NO PIAUÍ, daí ser o D. QUIXOTE do Piauí.

thumbnail_Ximenes Melo

 

 

 

 

MIGUEL XIMENES DE MELO – Natural do município de Miguel Alves Foi governador de Roraima (Rio Branco) no período de 3 de março de 1949 a 23 de fevereiro de 1951, por nomeação do presidente Gaspar Dutra. Casou com Jurema Tonon Ximenes de Melo, com quem teve 4 filhos:Carlos Henrique Tonon Ximenes de Melo, Miguel Ximenes de Mello Filho, prefeito de Tubarão e deputado estadual em Santa Catarina, Maria Eugênia Ximenes de Melo e Márcia Ximenes de Melo Malinverni. Estabeleceu-se em Tubarão, Santa Catarina onde trabalhou na Companhia Siderúrgica Nacional.

Suas principais realizações como Governador foram: criação do Curso Normal Regional Monteiro Lobato (Decreto nº 089, de 1º de abril de 1949); construiu o primeiro Matadouro Público (onde hoje está uma empresa de beneficiamento de arroz, ao lado do Pau-da-Paciência, na BR-174); o Centro Cívico, e o Hotel Boa Vista (este já recebeu o nome de Hotel Tropical e hoje é o Aipana Hotel”. (Folha de Boa Vista, 2011). Faleceu em Santa Catarina no dia  17 de novembro de 2003.

 

Domingos Fonseca 1

 

 

 

 

 

 

 

DOMINGOS MARTINS DA FONSECA – Natural do município de Miguel Alves, tendo  nascido no povoado  Santa Luzia no dia 12 de junho de 1913.  Filho do casal:  Diogo Martins da Fonseca e Agostinha Martins da Fonseca.

Domingos da Fonseca foi o maior poeta repentista que o Piauí já teve, começou cantar de improviso fazendo sua primeira cantoria aos 10 anos de idade lá mesmo em Santa Luzia, versejando como gente grande. Em 1926 aos treze anos de idade saiu de Santa Luzia em viagem foi quando fez sua primeira cantoria como viajante, cantando com um cantador chamado Casé Gouveia um moreno cearense no povoado Garapa no Estado do Maranhão (hoje Duque Bacelar) na casa dum Mestre de calafate (fabricante de canoas) Depois na  localidade Buriti de Inácia Vaz fez sua segunda cantoria com Casé Gouveia na casa do Seu Quequê. Cantou com os maiores repentistas da época foi imbatível na arte sendo cognominado o ” armazém do improviso.

sem-tc3adtulo2

 

 

 

 

 

 

 

JOFRE DO REGO CASTELO BRANCO  – Natural do município de Miguel Alves. Foi  militar e foi o primeiro prefeito de Teresina a tomar posse segundo as regras do Regime Militar de 1964, administrando a cidade entre 1967 e 1969.

Foi professor do Liceu Piauiense (Colégio Estadual Zacarias de Góes), oficial da reserva do Exército Brasileiro e coronel da Polícia Militar do Piauí, corporação da qual foi comandante-geral interino em agosto de 1963. Foi presidente do Jóquei Clube do Piauí e da Sociedade Esportiva Tiradentes.

Sua passagem da vida militar para a política aconteceu após a edição do Ato Institucional nº 3 de 5 de fevereiro de 1966 cujo teor era o seguinte: “respeitados os mandatos em vigor, serão nomeados pelos governadores de estado os prefeitos das capitais, mediante prévio assentimento da Assembleia Legislativa ao nome proposto”. Em face dessa nova determinação legal Jofre do Rego Castelo Branco sucedeu a Hugo Bastos (eleito pelo voto popular em 1962) como prefeito de Teresina, administrando a cidade entre 1967 e 1969, quando foi substituído pelo deputado estadual Bona Medeiros. Após deixar o Palácio da Cidade, foi eleito vereador de Teresina (ARENA) em 1970, 1972 e 1976, e ungido presidente da Câmara Municipal nos biênios de 1973/1975 e 1977/1979.

Nas eleições de 1982 foi eleito primeiro suplente de vereador do PDS, sendo efetivado com a eleição de Fernando Monteiro para deputado estadual em 1986, sendo empossado em 30 de janeiro de 1987.

 

 

Aguarde mais publicações…

Contatos:(86) 99925 8916(Nilo Araújo)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here