O portalmiguelalves.com primeiro portal em notícias deste município, registra destacando e parabenizando os primeiros graduados em Jiu-Jitsu da cidade de Miguel Alves.
Neste último sábado, dia 10 de março de 2018 os alunos miguelalvenses: Antoniel de Castro, Osmir Moraes, Antonio Wellyson e Francisco Dione se tornaram os primeiros graduados em Jiu-Jitsu da cidade de Miguel Alves, e receberam suas faixas em solenidade com participação do presidente da Federação Piauiense de Jiu-Jitsu Professor Gabriel Souto Maior / Equipe DGT.
Após dois anos de criação e coordenação do projeto social Artes Marciais Educare – AME pelo professor Rodrigo Sousa, o qual é aluno da equipe Anselmo Pinheiro de BJJ em Teresina, filiada a equipe DELTA GOLD TEAM – DGT, foi possível a formação técnica dos primeiros alunos aptos a se graduarem. O projeto, que é gratuito e a aberto à comunidade, nasceu com o propósito de oportunizar o acesso da prática desportiva a jovens em situação de vulnerabilidade familiar e social, principalmente o consumo de drogas , haja vista os benefícios advindos com a prática dos esportes marciais um modo geral, onde se privilegia a disciplina , o autocontrole, o respeito e a urbanidade. Com a graduação dos alunos, o projeto inclui a cidade de Miguel Alves no cenário das competições piauienses regionais de Brazilian Jiu- Jitsu.
O projeto que sobrevive as expensas do professor Rodrigo Sousa, teve apoio fundamental, do professor Paulo Tavares, junto à escola Cecília Lacerda onde se iniciou o projeto, professores José Nery e Flamaryion os quais cederam o espaço físico e tatame da escola Pio XII para que o referido projeto, de fato acontecesse, os quais também foram imprescindíveis a essa conquista. Embora tenha crescido em qualidade, o citado projeto, ainda está aquém da estrutura necessária para poder receber novos alunos que se interessam pelo esporte, necessitando de tatame próprio, kimomos entre outros materiais, estando assim, aberto ao apoio da iniciativa pública, sociedade civil organizada e demais apoiadores.
Click com o professor Rodrigo Sousa e alunos, ele que foi o idealizador do projeto na cidade de Miguel Alves.