ACADEMIA DE LETRAS DO VALE DO LONGÁ EM DESTAQUE !!
A ACADEMIA DE LETRAS DO VALE DA LONGÁ SEDIADA NA CIDADE DE BARRAS -PI, PRESIDIDA ATUALMENTE POR DR. ANTÔNIO PEDRO DE ALMEIDA NETO FAZ 40 ANOS DE EXISTÊNCIA E IRÁ COMEMORAR A IMPORTANTE DATA, NO PRÓXIMO DIA 22 DE SETEMBRO, COM A PRESENÇA DE VÁRIAS AUTORIDADES CULTURAIS DO PIAUÍ, DE VÁRIAS ACADEMIAS REGIONAIS DE LETRAS E INSTITUIÇÕES CULTURAIS ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA CULTURA DO ESTADO.
Registro fotográfico da reunião entre acadêmicos da ALVAL – Academia de Letras do Vale do Longá na residência do Presidente Dr. Antônio Pedro de Almeida Neto que é escritor, advogado, historiador, poeta e natural da cidade de Batalha-PI.
No último sábado, dia 25 de agosto de 2018, na residência do Presidente da Academia de Letras do Vale do Longá Dr. Antônio Pedro de Almeida Neto, reuniram-se para preenchimento das cadeiras 01, 04 e 36, vagas com o falecimento do acadêmico José Alves Fortes Filho, Herculano Moraes da Silva Filho e João Bandeira Monte Júnior.
“Para a cadeira 01 foi eleito Raimundo Dutra de Araújo, batalhense, escritor, Doutor em Educação, professor da Universidade Estadual do Piauí e Diretor da Escola de Governo do Piauí”.
A cadeira 04 pertencerá ao barrense José Octávio de Castro Melo, Doutor em Direito, escritor, advogado e professor universitário.
“Para a cadeira 36 foi eleito o piripiriense Evonaldo Cerqueira de Andrade, escritor, Especialista em Metodologia da Leitura e da Escrita professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura.” Na mesma reunião tratou-se das comemorações do aniversário dos 40 anos da ALVAL, que deve acontecer em Barras, cidade-sede da entidade.
A solenidade oficial está marcada para dia 22 de setembro, e deve contar com a presença de várias autoridades culturais do Piauí, de várias Academias Regionais de Letras, e instituições culturais envolvidas no processo de interiorização da cultura do Estado.
O Presidente Dr. Antônio Pedro que está à frente da entidade por dois mandatos, vem realizando um trabalho magnífico de resgate cultural bem como proporcionou intercâmbio entre as várias instituições ligadas à cultura, tendo promovido em 2016 o encontro das Academias Regionais de Letras e entidades parceiras no processo de descentralização das ações da entidade.
Dentre as homenagens o Acadêmico Frederico Rebelo, ex-presidente, cobrou a necessidade de homenagear naquela oportunidade o Poeta Miguelalvense Marçal Alves Pontes, o mesmo destacou que o poeta tem sido referência e fonte de inspiração para jovens por mais de 70 anos, destacou ainda sua obra como sendo um patrimônio imaterial do município, pois constitui um trabalho de mais de sete décadas, tendo retratado pessoas e gerações inteiras tendo aprovação pelo Presidente DR. Antônio Pedro de Almeida e demais presentes.
Escritor miguelalvense Frederico Rebelo esteve em recente reunião com o presidente da Academia de Letras do Vale do Longá, entre outros membros, e sugeriu merecida homenagem ao seu conterrâneo , poeta Marçal Alves Pontes, e tendo seu pedido aprovado pelo atual presidente Dr. Antônio Pedro de Almeida Neto.
Registro fotográfico do lançamento do livro “Rajas da Vida” do escritor e poeta miguelalvense Marçal Alves Pontes( no centro sentado) que constitui-se de poemas e narrativas históricas de seu povo, de sua terra natal.
O Imortal destacou também que a homenagem será mais que justa e em bom tempo , dada idade avançada do poeta, e a satisfação para estudantes, educadores e filhos ilustres da cidade.
Nessa mesma oportunidade relembrou que Miguel Alves, terra de Domingos da Fonseca, Antônio Régis, Clidenor de Freitas Santos, Ranulfo Torres Raposo, sempre foi celeiro de homens cultos e comprometidos com as causas culturais.
A Academia tomou conhecimento do lançamento em julho deste ano, do LANÇAMENTO do livro “Rajas da Vida”, ATRAVÉS DE SEU ex-presidente Frederico Rebelo, “o livro constitui-se de poemas e narrativas históricas que o poeta Marçal Pontes presenteia seu povo”.
Frederico Rebelo fez o registro da importante contribuição da FUNDAÇÃO MARIA JOSÉ por seu Presidente José Pereira, uma organização sem fins lucrativos, que abraçou a ideia do lançamento da obra e mobilizou a comunidade arrecadando fundos para concretizar o projeto.
Nesta mesma oportunidade serão homenageados os ex-presidentes da entidade além do Poeta Miguelalvense.
Participaram da mesa os Imortais: Antônio Pedro de Almeida Neto, Frederico A. Rebelo Torres, Francy Monte, Lisete Napoleão Medeiros, Gisleno Feitosa, Altevir Esteves, José Itamar de Abreu Costa.
O acadêmico Miguelalvense Frederico Rebelo posa com imortais da ALVAL – Academia de Letras do Vale do Longá , acadêmicos: Antônio Pedro de Almeida Neto(Presidente) , Francy Monte, Lisete Napoleão Medeiros, Gisleno Feitosa, Altevir Esteves e José Itamar de Abreu Costa.
A Academia de Letras do Vale do Longá foi fundada em 23 de Setembro de 1978 e congrega no seu seio acadêmico os mais representativos nomes da inteligência regional.
Está sediada na cidade de Barras, Piauí e com região geográfica compreendo 40 municípios do norte do Piauí – os que estão localizados na região do Vale do Rio Longá.
Matéria publicada pelo Professor, Técnico em Eventos e Colunista Social Nilo Araújo
Contatos: 041(86) 99925 8916(whatzaap)
E-mail:niloaraujo23@hotmail.com
Parabéns ao poeta Marçal Pontes e a fundação Maria José