SETEMBRO AMARELO EM DESTAQUE NO MUNICÍPIO DE MIGUEL ALVES – PI
POR COLUNISTA SOCIAL NILO ARAÚJO
A atual coordenadora do CAPS do município de Miguel Alves -Piauí, a Enfermeira Mitchelle Callomine que é especialista em Obstetrícia em Saúde da Família e cursando Pós -graduação em Saúde Pública(UFPI) estará amanhã, 10 de setembro de 2019 ministrando no turno da noite para os alunos da U.E.José Rodrigues da Silva do Ensino Médio na localidade Tamanduá, neste município, que tem como diretora a professora Ianna Lago uma importante palestra com a temática: “Valorização à Vida: Precisamos falar sobre suicídio”, oportunidade em que irá abordar a valorização à vida, já que estamos no mês de setembro, mês de prevenção ao suicídio, intitulado “Setembro Amarelo”.
Sendo portanto, de suma importância a participação de todos os professores, não só do turno da noite ,bem como dos demais turnos, alunos, pais de alunos, funcionários e comunidade em geral.
Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio – Valorização da Vida.
Participe!!
Registro fotográfico da enfermeira e coordenadora do CAPS – Miguel Alves em ações sociais do ano de 2018 na realização da campanha do Setembro Amarelo em valorização à vida.
Um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), de 2014, apontou que o Brasil é o 8º país com a maior taxa de suicídios do mundo. O estudo ainda afirma que a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo, sendo este um problema de saúde pública. Para piorar, esses números vêm crescendo no Brasil nos últimos anos.
FIQUE POR DENTRO
O movimento do Setembro Amarelo é mundial e ocorre no Brasil desde 2014. Ele tem duração de 30 dias e foi escolhido para acontecer no nono mês do ano, pois o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Ele foi trazido ao Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) eABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). A OMS lançou outro dado preocupante: o suicídio já mata mais jovens no mundo do que o HIV. é a segunda maior causa de mortes na faixa etária de 15 aos 29 anos, perdendo apenas para acidentes de trânsito.
Matéria publicada pelo Colunista Social, Professor, Técnico em Eventos e Técnico em Enfermagem Nilo Araújo
Contatos: (86) 99925 8916(whatzaap)
E-mail: niloaraujo23@hotmail.com