ENTREVISTA COM A MIGUELALVENSE IDALINA RAMOS QUE FOI ELEITA NO ÚLTIMO DIA 6 DE OUTUBRO, EM PRIMEIRO LUGAR COMO CONSELHEIRA TUTELAR .
Por Colunista Social Nilo Araújo
O Portal Miguel Alves primeiro portal em notícias deste município e região, abre espaço para conhecermos melhor os candidatos(as) eleitos(as) ao Conselho Tutelar de nossa cidade e hoje, terça-feira, 8 de outubro , apresentamos a candidata Idalina Ramos que foi eleita em primeiro lugar com um total de 381 votos.
A mais nova miguelalvense eleita Conselheira Tutelar Luíza Idalina Ramos da Costa Silva que é evangélica é filha do casal: Francisco Marques da Costa e Raimunda Ramos da Costa. Casada com Francinaldo Rebelo e desta união, o casal têm um filho, João Pedro da Costa.
Veja aqui, o que disse a Conselheira Tutelar eleita no último dia 6 de outubro, Idalina Ramos em entrevista especial ao Portal Miguel Alves através do Colunista Social Nilo Araújo.
Portal Miguel Alves: O que a levou a concorrer uma vaga no Conselho Tutelar do seu município? Era um sonho seu ?
Idalina Ramos: Não diria um sonho, mas sim, um desejo que surgiu com uma experiência que vivenciei quando ministrei aula no EJA em uma escola de nosso município, um aluno chamou minha atenção ao conversar com ele percebi um discurso e um olhar sem esperança de um futuro melhor, passei noites e noites me perguntando o que eu poderia fazer, como poderia ajudar outros que estão na mesma situação. Estudando, descobri que uma das atribuições do Conselho Tutelar é Assessorar o Poder Executivo local, na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. Vi no conselho a chance de poder fazer alguma coisa, e acredito que posso contribuir de maneira positiva na defesa e na proteção dos direitos da criança e adolescente.
Penso que devemos trabalha com a prevenção da violação dos direitos, espero poder aproximar o conselho da população.
Portal Miguel Alves: Este é o seu primeiro mandato no cargo?
Idalina Ramos: Sim, este será meu primeiro mandato.
Portal Miguel Alves: Como você se sentiu ao saber do resultado com a sua vitória, conquistando o primeiro lugar? Você estava confiante que seria eleita ou não?
Idalina Ramos: O resultado foi um mix de emoções chorei, pulei , sorri e gritei e glorifiquei a Deus, primeiro momento de comemoração foi ir à igreja a qual faço parte e render graças ao meu DEUS.
Quando concorremos, algo esperamos ganhar, porém, com ter certeza, esperava estar entre as 5 vagas, mas me surpreendi com o primeiro lugar.
Portal Miguel Alves: Você tem ou já teve experiência em trabalhar com crianças ou adolescentes?
Idalina Ramos: Trabalho voluntariamente com crianças e adolescentes desde 2004 dentro da Igreja, em 2009 trabalhei com Projovem Adolescente, 2012 Projovem Campo, 2015/2017 com estágios na educação infantil, fundamental e EJA.
Portal Miguel Alves: Qual a sua formação profissional/acadêmica?
Idalina Ramos: Sou formada em História- IESB/2012; Licenciatura em Música- UFPI/2016; Pedagogia- FLATED/2017
Portal Miguel Alves: Como você acha que o Conselho Tutelar age em favor das crianças e adolescentes?
Idalina Ramos: O artigo 136 do ECA estabelece as atribuições do conselho tutelar entre elas Encaminhar ao Ministério Público notícia e fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou do adolescente; Atender crianças e adolescentes e aplicar medidas de proteção; Atender e aconselhar os pais ou responsável e aplicar medidas de proteção; Promover a execução de suas decisões; Encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência; Tomar providências para que sejam cumpridas medidas protetivas aplicadas pela justiça a adolescentes infratores; Expedir notificações; Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no artigo 220, §3º, Inciso II, da Constituição Federal; Representar ao Ministério Público, para efeito de ações de perda ou suspensão do poder familiar; Fiscalizar as Entidades de Atendimento. Também vai trabalhar com os equipamentos da assistência social na proteção e garantia dos vínculos familiares e comunitários.
Portal Miguel Alves: O que você pretende fazer para desempenhar o seu papel como Conselheira Tutelar e tornar o Conselho em seu município mais ativo mais próximo à população?
Idalina Ramos: Pretendo desenvolver projetos em parceria com as escolas, comunidade, secretarias municipais dentre outros órgãos e instituições, através visitas, de palestras, e ações que visem principalmente divulgar e informa a população sobre seus direitos e deveres. Durante a campanha pude perceber a insatisfação da população em relação ao conselho tutelar, principalmente a ausência de informação sobre o real papel deste órgão, há uma visão, em alguns casos, errônea sobre o Conselho que precisa ser desfeita. Sei que não será fácil, que será um trabalho de formiguinha, por imagino o tamanho dos obstáculos que encontrarei, sei que não será fácil, mas é possível.
Portal Miguel Alves: Que palavras de agradecimentos você deixa aqui, a todos aqueles que depositaram confiança em você com os seus votos e aqueles que lhe apoiaram na sua campanha ?
Idalina Ramos: Em primeiro lugar agradeço a Deus por ter me sustentado e me dado a forca necessária, se Ele não fosse comigo não teria conseguido. Agradeço a cada um que saiu de sua casa e que depositou seu voto de confiança em mim, me garantindo o primeiro lugar nesta eleição.
Agradeço a minha equipe que em muitos momentos tiveram que me carregar e que acreditou em mim. Agradeço a minha família que esteve ao meu lado desde a decisão para entrar nesta disputa.
A conselheira tutelar eleita Idalina Ramos é irmã do jovem artista miguelalvense Laercio Ramos que foi responsável pelo marketing de sua campanha eleitoral.
Idalina Ramos eleita Conselheira Tutelar no município de Miguel Alves – Piauí para o quadriênio 2020/2023 em primeiro lugar com um total de 381 votos. Na foto, clicado com esposo Francinaldo Rabelo e o filho, João Pedro da Silva.
Amanhã, quarta-feira, 9 de outubro de 2019 apresentaremos a nossa segunda entrevistada, eleita como Conselheira Tutelar no município de Miguel Alves.
Aguardem nossas entrevistas com todas as 5 candidatas eleitas e reeleitas.