Por Colunista Social Nilo Araújo.
Publicada em .
Além da interrupção das atividades nas escolas, ações como: Eventos de quaisquer natureza que exijam licença do Poder Público, com um público superior a 100 pessoas, palestras, seminários, encontros, feiras livres entre outros eventos também foram canceladas no município.
Medidas foram publicadas no Diário Oficial do Município. Aulas estão suspensas a partir desta terça-feira, 17 de março de 2020.
O prefeito Municipal de Miguel Alves-PI, Senhor Miguel Borges de Oliveira Junior no uso legal de suas atribuições e com fundamento no Art.88, da Lei Orgânica do município; considerando a classificação pela Organização Mundial de Saúde, no dia de 11 de março de 2020,como pandemia do Novo Coronavírus, considerando que a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção,controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus; bem como, considerando , recomendação do Governo do Estado do Piauí, nos termos do art. 11 do Decreto 18.884, de 16 de março de 2020; considerando o pedido da Organização Mundial de Saúde para que os países redobrem o comprometimento contra a pandemia do Novo Coronavírus decretou na tarde desta segunda-feira(16), que ficam suspensas, no âmbito do Município de Miguel Alves/PI, pelo prazo de 15 dias:
I – Eventos, de quaisquer natureza, que exijam licença do Poder Público, com público superior a cem pessoas;
II – Atividades Coletivas(exemplos: Encontros, Palestras, Seminários, etc);
III – Atividades educacionais em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.
A suspensão das aulas na rede municipal de ensino deverá ser compreendida como recesso/férias escolares do mês de julho e terá início a partir do dia 17 de março de 2020, nos termos do Decreto.
Os ajustes necessários para o cumprimento do calendário escolar serão estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação, após o retorno das aulas.
ser suspensas por 15 dias devido à pandemia do coronavírus. Além disso, servidores idosos e grávidas foram autorizados a trabalhar de casa.
As medidas fazem parte de uma série de decisões adotadas para evitar o contágio do vírus na cidade (leia ponto a ponto abaixo). Um decreto com todas ações deve ser publicado no Diário Oficial do Município.
A suspensão das aulas começa a partir desta terça-feira (16) e seguem até 31 de março, podendo ser prorrogado. A reposição das aulas deve ocorrer ainda dentro do calendário letivo deste ano
Para evitar aglomerações, a prefeitura revogou pelos próximos 60 dias todas as licenças para shows, eventos esportivos e culturais na capital.
O Brasil tem 234 casos confirmados, conforme balanço do Ministério da Saúde.
Medidas de proteção:
- População: evitar locais fechados, tais como bares, restaurantes, praças de alimentação, cinemas, museus, shoppings, teatro e eventos esportivos;
- Bares e restaurantes: adotar medidas de higienização e de condutas que possam mitigar os possíveis contágios;
- Reuniões de trabalho: que sejam realizadas preferencialmente de modo virtual e, não sendo possível, que sejam feitas apenas com a presença das pessoas indispensáveis para tomada de decisão .