Publicado em 4 de abril de 2020
Por Colunista Social Nilo Araújo
RELIGIOSIDADE EM DESTAQUE
Com a pandemia do Coronavírus este ano de 2020 teremos uma Semana Santa atípica,onde muitas de suas tradições deixarão de ser mantidas.
Diferente dos anos anteriores em que muitas pessoas costumavam deixar a capital, Teresina, ou mesmo vinham de outros estados e municípios maiores para passarem a Semana Santa em cidades pequenas , principalmente na zona rural , como já era tradição, o destino da maioria dos visitantes sempre foi a zona rural do município, deixando a sede praticamente deserta, onde costumava ficar bastante movimentada, comerem muito bolos, milhos assados e cozidos, peixes, melancia, tortas que são produtos plantados e colhidos pelos próprios lavradores, e muitos também aproveitavam nesta época do ano, para tomarem banhos nas barragens, rio, riachos e açudes nos interiores, jogarem baralho, jogarem conversa fora, colocando os papos em dia, participando de brincadeiras e muito mais, visitando fazendas, sítios e residências de familiares e amigos, na prática de lazeres, e certos rituais neste período pascal, em que este ano de 2020, estão proibidos aos encontros e movimentos de pessoas em que haja aglomerações, e que as mesmas devem permanecer em quarentena em suas residências.
Banho na Barragem das Flores, , na zona rural do município de Miguel Alves uma das tradições da Semana Santa em que este ano, devido o grande número de aglomerações de visitantes, está proibido.
E Por uma determinação do governo do estado do Piauí, Wellington Dias será proibida a partir de terça-feira, dia 7 de abril, a circulação de transportes intermunicipais: ônibus, micro-ônibus e vans , dois dias antes da Semana Santa, com o intuito de coibir o fluxo de pessoas durante o feriado.
Os párocos, os bispos e os presbíteros celebrarão os ritos da Semana Santa, sem a realização das tradicionais procissões pelas ruas das cidades, sem a participação dos fiéis e em local adequado, com transmissões ao vivo online, evitando a concelebração e omitindo o abraço da paz para que assim, não o haja o contato físico, evitando a proliferação da covid-19.
Os fiéis estão sendo informados do horário de início das celebrações, para que possam se unir na oração em suas casas e acompanhando toda programação pelas redes sociais.
Já a Paróquia São Miguel Arcanjo, no município de Miguel Alves – Piauí, que tem como responsável o Padre Jailton Pinheiro vem divulgando a seguinte programação de Semana Santa Online:
05/04 – Iniciando com Domingo de Ramos – Bênção dos Ramos e Missa , 08h e 18h.
09/04 – Missa – Quinta da Ceia do Senhor ,18h.
10/04 – Sexta da Paixão do Senhor (Celebração da Paixão do Senhor), 15h.
11/04 – Sábado Santo(Vigília Pascal), 20h.
12/04 – Domingo de Páscoa: Alvorada com sinos, músicas e bênçãos pelas ruas da cidade. 08h, 1h e 18h – Missa.
Acompanhe toda programação religiosa no município de Miguel Alves com transmissão ao vivo através do Facebook e Instagram: @paroquiasaomiguelarcanj
A Semana Santa é o tempo em que se encerra o período da quaresma. Ela começa com o Domingo de Ramos, onde vamos reviver os 7 dias de tudo o que Jesus viveu: paixão, morte e ressurreição.