Publicado em 5 de abril de 2020
Por Colunista Social Nilo Araújo
As celebrações do Domingo de Ramos, que normalmente atraem centenas de fiéis para as igrejas católicas , este ano, estão sendo realizadas de portas fechadas e sem a presença de fiéis. As missas presenciais foram substituídas por transmissões ao vivo pela internet. A medida foi tomada pela Diocese para evitar aglomeração de pessoas durante a pandemia do Coronavírus.
Marcando o início da Semana Santa é comemorado neste domingo, 5 de abril, o Domingo de Ramos uma data cristã que está sendo celebrada entre as igrejas católicas apenas via internet, em virtude, da pandemia do coronavírus.
Mesmo que distante fisicamente, mas que na medida do possível, possa ser um momento de oração e comunhão entre todos os fiéis que acompanham em suas residências pelos canais de televisão, facebook ou instagran.
Qual é o significado do Domingo de Ramos na Bíblia?
O Domingo de Ramos foi o dia em que Jesus entrou em Jerusalém, aclamado por uma grande multidão. Isso aconteceu no domingo antes de sua morte e ressurreição, e o acontecimento costuma ser lembrado por cristãos no domingo antes da Páscoa. O Domingo de Ramos ganhou seu nome por causa dos ramos colocados no chão diante de Jesus.
Estava chegando a Páscoa judaica e Jesus sabia que seu tempo para salvar o mundo estava se aproximando. Ao longo dos últimos anos, ele tinha viajado para muitos lugares, pregando, curando doentes e fazendo milagres. Agora ele era um homem muito conhecido entre os judeus da Judeia e da Galileia, mas também tinha feito inimigos poderosos entre os líderes religiosos. Ir para Jerusalém era arriscado, mas ele sabia o que tinha de fazer.
Nesse domingo, quando se aproximava de Jerusalém, Jesus mandou dois de seus discípulos para um povoado, onde encontrariam um jumentinho (Mateus 21:1-3). Eles seguiram suas instruções e levaram o jumento emprestado. Mantos foram colocados sobre o jumento e Jesus montou nele.
A multidão ouviu que Jesus estava vindo para Jerusalém e foi ter com ele, aclamando-o como o Messias, o salvador prometido por Deus. As pessoas colocaram seus mantos e ramos de palmeiras no chão, formando uma “passadeira vermelha” para Jesus (Marcos 11:8-10). Todos estavam muito animados, porque acreditavam que seu rei tinha chegado.
O Domingo de Ramos foi um evento muito importante na vida de Jesus. Marcou o início da fase final de seu ministério na terra e foi o cumprimento da profecia de Zacarias 9:9.
Ao entrar assim em Jerusalém, Jesus estava mostrando que ele é o rei, o salvador enviado por Deus ao mundo. Mas ele não vinha com motivações políticas nem queria começar uma revolução. Jesus veio em paz e vinha para estabelecer o Reino de Deus, que é espiritual.
A Paróquia São Miguel Arcanjo, no município de Miguel Alves – Piauí, vem divulgando a seguinte programação de Semana Santa Online tendo iniciado hoje, 5 de abril com a Bênção dos Ramos e Missa.
FIQUE POR DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DE SEMANA SANTA ONLINE DA PARÓQUIA SÃO MIGUEL ARCANJO,QUE TEM A FRENTE, OS PÁROCOS: JAILTON PINHEIRO E JOSÉ NERY
05/04 – Iniciando com Domingo de Ramos – Bênção dos Ramos e Missa , 08h e 18h.
09/04 – Missa – Quinta da Ceia do Senhor ,18h.
10/04 – Sexta da Paixão do Senhor (Celebração da Paixão do Senhor), 15h.
11/04 – Sábado Santo(Vigília Pascal), 20h.
12/04 – Domingo de Páscoa: Alvorada com sinos, músicas e bênçãos pelas ruas da cidade. 08h, 1h e 18h – Missa.
Acompanhe toda programação religiosa no município de Miguel Alves com transmissão ao vivo através do Facebook e Instagram: @paroquiasaomiguelarcanj