Por Colunista Social Nilo Araújo
Em 16 de maio de 2020
Com o propósito de evitar aglomerações, obedecendo a todas as recomendações da OMS – Organização Mundial da Saúde a mobilização em alusão ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual a Prefeitura de Miguel Alves -PI está realizando de forma on line com materiais e eventos específicos disponíveis no instagram, Facebook nos portais/ blogs de mídias sociais da prefeitura.
Neste ano, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com data oficial lembrada anualmente em 18 de maio, reforça a importância da divulgação dos canais de denúncia para a população. O enfoque se deve principalmente porque o isolamento imposto pela Covid-19 aumenta o risco de violência contra os grupos mais vulneráveis. A mobilização vem acontecendo de forma virtual com materiais e eventos específicos divulgados nas redes sociais. E no município de Miguel Alves equipes de profissionais da Assistência Social juntamente com membros do Conselho Tutelar,CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência já deram início a esta mobilização.
Este ano completam-se 20 anos de mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que foi instituído pela Lei Federal 9.970 /00 .
O dia 18 de maio foi instituído a partir de um amplo movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes após o estupro seguido por assassinato de uma menina chamada Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de Vitória/ES. Ela foi morta em 18 de maio de 1973 e foi encontrada somente seis dias depois. Os agressores jamais foram punidos. Também está sendo comemorado 30 anos de ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
Os canais para denúncias são o Disque Direitos Humanos 100, Conselho Tutelar:(86) 98874-072 / 99821-7831
Fonte: Sônia Maria Silva Carvalho Santos – Secretária de Assistência Social