POR COLUNISTA SOCIAL NILO ARAÚJO
Em 07 de junho de 2020
No município de Miguel Alves quase todos os bairros têm casos registrados, com exceção apenas do bairro Angelim. O bairro São Vicente conhecido por bairro Forquilha é o bairro mais afetado, com 19 casos confirmados. Em segundo lugar, vem o Centro da cidade com 13 casos registrados, em terceiro lugar, o Matadouro com 10 casos confirmados e que empata até a data de hoje, com o bairro Vacaria.
Já o bairro Coheb aparece em quarto lugar com 07 casos confirmados. O bairro Alto Bela Vista ocupa o quinto lugar com 03 casos confirmados, o bairro Mangueirão em sexto lugar com 02 casos confirmados e por último os bairros: Beira Rio e São Miguel que em ambos, com apenas 01 caso confirmado.
O município possui até a data de hoje, 7 de junho, 78 casos confirmados, 31 estão recuperados, 46 estão ativos e realizam tratamento domiciliar e de acordo com o boletim, um óbito foi confirmado.
Miguel Alves tem ainda 13 casos suspeitos que aguardam resultados de exames e 201 descartados. No total já foram notificados 292 casos.
Dos 78 casos confirmados e dos 13 casos suspeitos que aguardam resultados, sabemos que o número é bem maior , uma situação bem pior, porque muitos dos que sentem algum tipo de sintoma não foram testados, além dos assintomáticos que mesmo sem sentirem sintomas estão circulando na cidade e zona rural transmitindo o vírus.
Outro fator que é muito preocupante, apesar de todas as medidas adotadas pelo Poder Executivo juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, é que boa parte da população de Miguel Alves, não está respeitando as normas e decretos no enfrentamento ao combate do coronavírus.
O que é público e notório aos olhos de muita gente é que muitos dos seus moradores estão agindo de forma irresponsável, não usando máscaras nas ruas, em atividades físicas, em caminhadas aos arredores da Igreja Matriz é comum quem passa ver grupo de jovens andando, correndo sem a devida proteção, em que não procuram manter o distanciamento, ficam fazendo aglomerações nas calçadas das suas próprias casas com jogos de baralhos, consumo de bebidas alcoólicas dentro de suas casas, onde se juntam a outras pessoas de fora, e em consequência , onde um leva o vírus, aquela família do individuo com estes tipos de comportamento, acaba contaminando, além dele, toda a família, pois mesmo dentro de suas casas as família têm que manter o isolamento social.
A Prefeitura de Miguel Alves não vem medindo esforços no combate do avanço da pandemia do novo coronavírus mas para isso, é preciso também do apoio dos seus moradores, em que boa parte da população não está respeitando as medidas adotadas.
Nas localidades deste município, com maior número de casos confirmados está o Assentamento Centro do Designo com 04 casos.
BAIRRO | QUANTIDADE DE CASOS
- Alto Bela Vista: 03
- Beira Rio: 01
- Centro: 13
- Coheb: 07
- Forquilha: 19
- Mangueirão: 02
- Matadouro: 10
- São Miguel: 01
- Vacaria: 10
LOCALIDADES | QUANTIDADE DE CASOS
- Centro do Designo: 04
- Jenipapeiro da Mata: 01
- Matões: 01
- São Pedro: 01
- Três de Junho:02
- Alto dos Britos: 01
- Mato Seco: 01
- Sambaíba: 01