Publicado por Colunista Social Nilo Araújo
Em 09 de junho de 2020
Vem aumentando muito nos últimos dias o número de casos confirmados de pessoas testadas positivas com covid-19 no município de Miguel Alves – PI, de acordo com boletim divulgado na data de ontem(08), a cidade já tem 80 casos confirmados, e 15 pessoas aguardam resultados, mas a realidade é que muita gente não está levando a sério o isolamento na cidade, não estão respeitando as recomendações sanitárias e acabam sendo contaminadas e levando o vírus para dentro de suas casas, transmitindo `as suas famílias e até mesmo aos próprios vizinhos, pois o que se ver é que o povo continua indo na casa dos outros para visitas, festinhas, jogos de baralho, reuniões, e muitos sem o uso das máscaras e nem se quer, procuram fazer a higienização das mãos, continuam fazendo caminhadas em grupos formando aglomerações, levando suas máscaras ou empenduradas no pescoço, na orelha ou em uma das mãos, este tipo de gente sem consciência e irresponsável não está nem aí para a doença.
Enquanto isso, a cada boletim epidemiológico divulgado, os casos só aumentam na cidade, avançando o vírus pelo centro, bairros e comunidades de forma assustadora.
Será que a culpa é do prefeito de muitas pessoas não ficarem em suas casas e ficam andando por aí, fazendo filas e aglomerações sem necessidades?
E ainda culpam os gestores dos seus municípios por isso. Em vez de cada um, fazer sua parte, prefere ficar criticando os governantes. E sabemos que sem a consciência do povo, as coisas poderão piorar e muito em nosso município, infelizmente.
Várias medidas preventivas vêm sendo tomadas pela prefeitura juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde para conterem a disseminação da doença neste município, entre elas, destacamos: Elaboração do Plano de Contingência, realização de campanhas de prevenção, emissão de decretos para manter o isolamento social fechando os pontos comerciais, ações de desinfecções de ruas e locais públicos, entrada de veículos na cidade só depois de pulverizados, criação de barreiras sanitárias, equipes de saúde treinadas para orientarem a população quanto a prevenção, monitoramento médico dos casos suspeitos e confirmados que ficam em total isolamento domiciliar , realizações de testes rápidos a quem venha apresentar alguns dos sintomas ou de pessoas que venham de fora ou de que residam permanentemente na cidade e para manter um total controle existe uma equipe treinada e preparada da saúde em visitar os pacientes e fazerem imediatamente, caso venha dar positivo, já são colocados em isolamento e são constantemente monitorados. Instalações de tendas no centro da cidade e também foram disponibilizadas cadeiras obedecendo distância mínima entre si, e foram instalados dispositivos automáticos contendo álcool em gel para a desinfecção das mãos a fim de oferecerem maior segurança para todos e principalmente para a população que necessita receber o auxilio emergencial do governo federal, aquisição da compra de vários termômetros digitais(infravermelhos) para auxiliarem no diagnóstico de prováveis portadores da Covid-19, sendo utilizados durante as barreiras sanitárias realizadas nas entradas da cidade e compra de EPIs a todos os profissionais que trabalham na saúde, uso obrigatório e distribuição de máscaras em todo o município, entre inúmeras outras medidas.
O povo que é teimoso e muita gente vem levando o caso na brincadeira, sem a mínima responsabilidade, parte da população não vem respeitando as medidas de prevenção. O conselho é que fique em casa e sair só quando for realmente uma necessidade.