NOTA DE PESAR
O PIAUÍ ESTÁ DE LUTO
Publicado por Colunista Social Nilo Araújo
Em 05 de julho de 2020, as 18:29
O deputado federal Assis Carvalho, presidente regional do PT, morreu no final da tarde deste domingo, 05 de julho, após sofrer um infarto na cidade de Oeiras.
Ele estava em sua residência no sítio Beira do Rio, povoado Correntin, na zona rural de Oeiras, onde está morando, com sua família, desde o isolamento social decretado devido a pandemia da Covid-19, quando tudo aconteceu.
O político foi internado no Hospital Regional Deolindo Couto, da cidade de Oeiras e seria encaminhado para Teresina através de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel, mas ainda no hospital do município sofreu três paradas cardíacas e não resistiu. De acordo com informações da assessoria do deputado, ele ainda chegou a ser reanimado uma vez, mas logo em seguida a equipe médica não conseguiu sucesso no procedimento.
No dia 18 de maio de 2012 o deputado já tinha sofrido um princípio de infarto também na cidade de Oeiras. Ele estava na cidade para participar de uma audiência pública quando ocorreu o fato. Um avião-UTI saiu de Teresina para realizar o transporte do político do interior até a capital onde passou por uma bateria de exames.
A família anunciou, que seu corpo será sepultado em Oeiras, em cerimônia rápida e com algumas pessoas mais próximas para obedecer os protocolos da Vigilância Sanitária , em virtude da pandemia da Covid-19.
Assis Carvalho é filho de Antônio Sobreira Gonçalves e Ana de Carvalho Gonçalves. Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Piauí em 1997, foi servidor público lotado na Caixa Econômica Federal.
Membro da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (CONTRAF) perdeu a eleição para deputado federal em 2002, mas a vitória de Wellington Dias ao governo do Piauí garantiu-lhe a direção-geral no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) sendo realocado na presidência da Águas e Esgotos do Piauí (AGESPISA).
Sempre filiado ao PT, foi eleito deputado estadual em 2006, licenciando-se para exercer o cargo de secretário de Saúde ao longo do segundo governo Wellington Dias. A seguir foi eleito deputado federal pelo Piauí em 2010, 2014 e 2018.
Na Câmara dos Deputados, Assis Carvalho será substituído por seu amigo, o suplente de deputado federal e secretário estadual de Administração e Previdência, Merlong Solano.
Fonte: meionorte.com