NOTA DE PESAR
POR COLUNISTA SOCIAL NILO ARAÚJO
Em 11 de outubro de 2020
Miguel Alves perde aos 83 anos de idade, o piauiense, natural do município de Luzilândia ,o autodidata Fileno de Sousa – Um homem de uma inteligência invejável, um poeta que se destacava na literatura popular,evangélico, sanfoneiro, historiador, prosador, com mente bastante criativa, muito otimista e que tinha grande visão tecnológica com suas ideias mirabolantes,embora, tendo ficado para trás, a concretização de muito dos seus sonhos, como foi a da fantástica ideia de desenhar e montar uma bicicleta voadora que chegou a ser denominada por ele, de ”biciplana” e como ele mesmo afirmava, não foi possível finalizar a sua criação, por falta de apoios.
Faleceu hoje, 11 de outubro de 2020, aos 83 anos de idade, e que estaria aniversariando no próximo dia 21 de novembro, um dos mais antigos moradores do município de Miguel Alves, morando nesta cidade, há 65 anos, o Senhor Fileno de Sousa que durante muitos anos morou na rua Silvino Araújo, no centro da cidade.Na foto, aparece no auditório do SINDSERM – Sindicato dos Servidores Municipais de Miguel Alves, com chapéu de couro discursando em evento de lançamento do livro Rajas da Vida do Escritor/Poeta miguelalvense Maçal Pontes em 07 de julho de 2018.
Era de uma inteligência admirável, embora não tendo nenhuma formação acadêmica, mas se destacava como um autodidata, e como define o dicionário, um autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem. Exemplos de autodidatas famosos como: O ex- presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, os escritores brasileiros: Machado de Assis e José Saramago[e o polímata Leonardo da Vinci, o fundador da Microsoft Bill Gates, o cientista e inventor Alexander Graham Bell, o fundador da Ford Henry Ford, o cineasta, produtor e animador Walt Disney, o físico Albert Einstein, entre outros. E é assim, que poderíamos definir o piauiense, Fileno de Sousa que tinha profundos conhecimentos históricos, políticos, científicos, filosóficos, geográficos , literários, bíblicos, entre outros, tendo como um dos seus destaques principais, através de suas ideias inventivas e mirabolantes, como foi o caso da história da criação de uma bicicleta voadora, batizada por ele, de ”biciplana”,e que no seu imaginário tornar-se-ia, um fantástico aparelho voador que seria capaz de levar o homem a qualquer canto do mundo, movido pelos músculos de seus próprios pilotos, e que suscitou a curiosidade dos seus moradores, causando repercussão na época, nos meios de comunicação local, e até mesmo estadual, chegando a ser publicado matérias em jornais estaduais, como em um dos principais jornais, o Jornal O DIA, tendo sido entrevistado por um dos seus jornalistas, no ano de 1980 . E que na realidade, a sua ideia de criar e de montar uma bicicleta que voasse, não foi idealizada, ou seja, não aconteceu de fato, mas ficou no imaginário de muitas pessoas, e passando de geração para geração, sendo que até os dias atuais, sempre tem alguém para recordar e contar a história da bicicleta voadora uma invenção do imortal artista piauiense, poeta popular e de uma inteligência invejável, Fileno.
Foto:JORNAL O DIA.
Como afirma em uma das matérias, que destacou sobre uma das ideias fantasiosas e fantásticas do piauiense Fileno de Sousa que também era popularmente conhecido por Fileno da rua Silvino Araújo. “Fileno não pôs em prática seu projeto. Mas curiosamente, de alguns anos para cá, outros projetistas, com maiores tecnologias, verbas e dinamismo tem posto em prática protótipos de bicicletas voadoras. Porém, ao contrário daquelas do mecânico piauiense, todas estas modernas possuem motores e sistemas eletrônicos para alçar voo.
PROJETO GRÁFICO DA “BICIPLANA”, DO PIAUIENSE FILENO DE SOUSA. FONTE: JORNAL O DIA.
O autodidata, poeta e que também ficou conhecido com suas inventividades Fileno afirmava já haver tido sucesso em outras experiências mirabolantes de voo. Uma delas seria uma espécie de papagaio (pipa) de papel, de enorme tamanho, que chegou a ter um início de voo, tendo porém o inventor sido obrigado a cortar as cordas para não ir aos céus com ele…
Registro fotográfico do Senhor Fileno de Sousa que era casado com a Sra. Regina Borges de Araújo Sousa, e desta linda e eterna união, tiveram os filhos: Batista(Bom som),Jeová, Toinha, Madalena, Lecy, Davi, Isaías e Inês .
Recordando um dos registros fotográficos do saudoso piauiense, Fileno de Sousa nos embalos da sua sanfona, ao tocar e cantar ao lado da amiga, vereadora Teresa Moreira.
Uma Self feita pela filha caçula, Inês Araújo( funcionária da extinta rádio Tapuio-AM) registrando e deixando como uma das inúmeras recordações do saudoso e querido pai, senhor Fileno de Sousa, ela, que continuou morando em Miguel Alves, e sempre presente ao lado dos pais.
Click no link abaixo, e leia matéria importante, publicada em
https://portalpiracuruca.com/fatos-curiosos-locais-e-pessoas-folcloricas/piauiense-inventa-bicicleta-voadora/