NOTA DE PESAR
POR COLUNISTA SOCIAL NILO ARAÚJO
Em 02 de outubro de 2020
O Portal Miguel Alves primeiro portal em notícias deste município e região registra e lamenta com profundo pesar a família enlutada da miguelalvense Ivonilde Silva pelo seu falecimento em que vinha em tratamento médico, lutando contra um câncer, ocorrido na madrugada de hoje, 2 de outubro.
A extrovertida e querida Ivonide Silva foi uma das primeiras atrizes amadoras de Miguel Alves, tendo tido participação em um curta metragem de uma das peças teatrais, do Artista Plástico, Teatrólogo, Ator e Professor Avelar Amorim, época em que foi professor de Artes na U.E.Mariano Mendes, onde teve como cenário, uma das salas desta tradicional escola, intitulada Dona Margarida, inspirado no espetáculo teatral Apareceu a Margarida, tendo este trabalho amador, sido gravado na citada escola, e o mesmo trabalho, participado do Festival de Cinema realizado em Teresina-PI, no ano de 2003. E como o Artista Plástico Avelar Amorim por achar que ela tinha talento, pelo seu jeito cômico, fez-lhe o convite, e foi um sucesso a sua participação nesta peça teatral em que ela aparece por 10:15.
Veja vídeo em um curta metragem de uma das peças teatrais, do Artista Plástico e Professor Avelar Amorim, época em que foi professor da disciplina de Artes na U.E.Mariano Mendes, onde teve como cenário, uma das salas de aula desta escola, com participações da artista Ivonilde Silva e alguns dos seus ex- alunos na peça, intitulada Dona Margarida.
https://www.facebook.com/1001792331/videos/10221440376531133/
Ivonilde Silva era bastante extrovertida! Foi uma atriz das pioneiras em termo de teatro amador no município de Miguel Alves, quando existiu o grupo teatral do professor Chagas Lago, em que ela era uma das artistas que faziam parte deste grupo, a Gaiola das Loucas, e também mostrava o seu talento através da dança caipira ao participar anualmente da extinta quadrilha Contra Dança uma uma das quadrilhas pioneiras neste município, em que ela sempre foi bem ativa neste meio cultural,da juventude dos anos 80 e 90, assim como também, nos bailes carnavalescos e seus blocos de rua.
Em sua página oficial no Facebook o Artista Plástico Avelar Amorim lamentou a morte da artista, Ivonilde Silva, a qual a classificou como uma das artistas, das atrizes pioneiras no seguimento artístico/cultural em meio ao teatro amador, do município de Miguel Alves, e expressou os seus sentimentos de tristeza e de pesar à família, e toda a admiração que tinha por ela, por todo o talento nato, e que por maldade do destino não teve a oportunidade de poder ter levado este dom artístico muito mais além…
“Fui surpreendido hoje pela triste notícia da partida de uma conterrânea muito querida, artista nata e uma das mulheres pioneiras do teatro amador de Miguel Alves, Ivonildes Silva. Tive o gostoso prazer de experimentar as artes cênicas nesse curta metragem de 2003 com sua participação extrovertida como ela sempre era. Descanse em paz, querida Ivanilde. Hoje vai ter zuada no céu! Você arrasou aqui no palco da Terra, querida. Deus acolha sua alma tão alegre”. Postou o miguelalvense Avelar Amorim.