POR COLUNISTA SOCIAL NILO ARAÚJO
Em 6 de julho de 2021
A Secretaria Municipal de Saúde de Miguel Alves, confirmou nesta terça-feira , 6 de junho de 2021, três casos de malária. Os pacientes são homens e estão isolados em casa, na zona rural do município.
A secretária municipal de saúde do município, enfermeira Leopoldina Cipriano, informou que um dos pacientes veio do recentemente do Pará .
Outros dois pacientes passaram por atendimento no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina, e retornaram para Miguel Alves. Eles seguem sob a supervisão da Secretaria de Saúde.
“Já fizemos busca ativa em mais 19 vizinhos e parentes e vamos fazer em mais pessoas da comunidade. Estamos aguardando o resultado dos exames”, contou Leopoldina Cipriano.
Doença
A malária é causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do Anopheles. Por isso, a principal forma de transmissão é a picada do mosquito. É importante dizer que a doença não é contagiosa e uma pessoa doente não é capaz de transmitir a malária diretamente para outra.
Quem apresentar os sintomas – que são febre alta, dor de cabeça, tremedeira e calafrios – devem procurar a unidade de saúde mais próxima.
A malária tem tratamento gratuito ofertado em toda rede de saúde. Em caso de confirmação, o paciente deve seguir de forma correta o uso do medicamento para que não piore da doença.