SAÚDE DE MIGUEL ALVES EM DESTAQUE
Por Colunista Social Nilo Araújo
Em 17 de junho de 2022
O município de Miguel Alves , administrado pelo acadêmico em Direito Francisco Antônio Rebelo Paiva(Veim da Fetraf), está participando da 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental do Piauí, que teve início nesta sexta-feira , 17 de junho, em Teresina, e irá até amanhã(18), através dos representantes : Coordenador do CAPS(Centro de Atenção Psicossocial) , José Nilson Valentim Oliveira, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sônia Maria Silva Freitas do Rêgo e Simião da Silva Costa.
Registro com representantes do município de Miguel Alves na 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental do Piauí em Teresina. Na foto: Secretária Municipal de Saúde e Vice-presidente do Cosems-PI,enfermeira Leopoldina Cipriano, coordenador do CAPS José Nilson Valentim Oliveira, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sônia Maria Silva Freitas do Rêgo e Simião da Silva Costa.
As discussões no primeiro dia da 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental foram voltadas para a busca por avanços e garantias da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS).
A abertura desse evento contou com a presença da Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, enfermeira Leopoldina Cipriano, além de representantes da Secretaria do Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) e do Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI).
Durante a Conferência, gestores e usuários tiveram a oportunidade de debater melhorias necessárias ao aprimoramento do serviço oferecido nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e sobre a atuação dos manicômios no Piauí.
A Vice-presidente do Cosems-PI – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí e atual Secretária Municipal de Saúde (Miguel Alves), Leopoldina Cipriano, destacou a importância desse importante e produtivo encontro para o avanço dos serviços prestados à saúde mental no Estado. “O intuito é reduzir as fragilidades da saúde mental e compreender quais são as principais necessidades dos municípios”, afirma.
A programação da 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental seguirá até amanhã meio dia, onde os palestrantes vêm abordando os impactos na saúde mental com a pós-pandemia, a garantia dos serviços de saúde mental, entre outros assuntos. E será encerrada com a apresentação de propostas levantadas pelos órgãos competentes.