NOTA DE PESAR
Por Colunista Social Nilo Araújo
Em 21 de julho de 2022
O Portal Miguel Alves , primeiro portal em notícias desse município e região, registra e lamenta profundamente pelo falecimento ocorrido ontem, quarta-feira, 20 de julho, em Teresina, aos 89 anos, da miguelalvense , professora, cronista, teatróloga e escritora Maria Elenir Fontinelle Rego.
A Associação e Capela Pão dos Pobres de Santo Antônio, no bairro Matadouro, município de Miguel Alves-PI, perde a sua fundadora, professora e escritora Maria Elenir Fontinelle Rego, que faleceu ontem(20/07) em Teresina.
Católica praticante e era tida como uma pessoa bastante carismática, sempre disposta em ajudar aos mais humildes e fundadora do projeto na terra natal, Miguel Alves, “Pão dos Pobres de Santo Antônio” , tendo como sede, no bairro Matadouro.
A saudosa professora Elenir Rego era funcionária pública federal ,tendo prestado serviços aos Correios. Ganhou notoriedade também como escritora onde por vários anos assinou semanalmente uma coluna no jornal Diário do Povo escrevendo maravilhosas crônicas religiosas.
Inteligente, dinâmica, extrovertida, batalhadora, uma mulher além do seu tempo,descendente de Isaac da Circuncisão Fontenelle, primeiro Fontenelle a se instalar no município de Miguel Alves, em meados do século XIX(segundo o pesquisador/historiador Torquato Oswald Torres). Filha de Hermes de Sousa Lira e Zila Fontinelle de Sousa.
A inesquecível professora Elenir Fontinelle Rego fez os seus primeiros estudos em Miguel Alves e posteriormente, sendo transferida para a capital, Teresina. Tempos depois, casou-se com Antônio Carlos Saraiva do Rego, e desta harmoniosa união, construíram uma linda família, tendo os filhos: Maria das Graças, Antônio de Pádua, Cleide Maria , ex-vereador de Miguel Alves, Francisco Carlos(kaká), Erton Hermes e Rogério César.
Considerada por todos que a conheciam como uma personalidade muito culta e antenada com sua época, pelas suas invejáveis habilidades, sempre procurava manifestar todo o seu potencial, seus talentos , principalmente , através da produção e escrita literária escrevendo sobre o cotidiano de sua terra e por ter conquistado independência financeira ainda em tenra idade.
Seus valiosos artigos publicados no jornal Diário do Povo do Piauí, estavam sendo compilados pela escritora, mas que não teve tempo de concluí-los, para um futuro livro como ela mesma afirmava.
Em maio de 2022, a AML – Academia Miguelalvense de Letras comunicou à família da escritora a decisão de homenagear Elenir Rêgo e outros escritores de idade avançada ,que não teriam mais possibilidades de frequentar de forma presencial ou virtualmente as reuniões ordinárias da citada instituição.
Neste momento de dor e tristeza, o Portal Miguel Alves que tem como titular o Colunista Social e Professor Nilo Araújo externa sentimento de solidariedade aos familiares e amigos, rogando a Deus que a receba em sua nova morada e conforte o coração de todos transformando a dor e saudade em fé e esperança.
Publicada por Colunista Social Nilo Araújo
Contato:(86) 99925-8916
Instagram:@portalmiguelalves.pi
Fonte: Acadêmico Frederico Antônio Rebelo Torres
(Presidente da Academia Miguelalvense de Letras)