FÉ E DEVOÇÃO
FESTEJO DE SÃO MIGUEL ARCANJO EM DESTAQUE
Por Colunista Social Nilo Araújo
As celebrações em louvor ao padroeiro do município de Miguel Alves-PI, São Miguel Arcanjo foram oficialmente aberta às 5h30 da manhã, de ontem, segunda-feira, com uma Alvorada Festiva na sede da Igreja Matriz, no centro da cidade, seguida Oração, Café Comunitário, Procissão, Levantamento do Mastro e Missa Campal no comando do Padre Adalto Vieira dos Santos. E um dos pontos alto da abertura do Festejo de São Miguel Arcanjo foi a Procissão e também destacamos o Levantamento do Mastro que simboliza a chegada deste tradicional evento religioso, social e cultural neste município, seguindo o ritual em que anualmente o mastro feito da própria madeira é retirado das matas em comunidades da zona rural e preparado para ser transportado através de fiéis, pela própria força humana, desde o local da concentração até a Igreja Matriz.
O mastro simboliza a abertura da festa, pois traz em seu topo uma bandeira com a figura da imagem do padroeiro São Miguel Arcanjo.
Confira fotos em que registram o momento de levantar o mastro, sendo portanto, um momento único e emocionante que acontece uma vez a cada ano na abertura do festejo.
Este ano, que ainda vivemos os 80 anos da Paróquia de São Miguel Arcanjo, a procissão de abertura com o levantamento do mastro chamaram a atenção de toda à população local e internautas , em virtude, da imensa quantidade de fiéis, de participantes pelas ruas da cidade até o encerramento e novena-missa.
O mastro foi carregado pelos moradores e filhos deste município e que fazem questão de deslocá-lo do local de saída, onde costuma anualmente ser a concentração, na casa onde residia o escritor e poeta Marçal Pontes( in memoriam) até à Igreja Matriz, na Praça da Matriz, onde centenas de fiéis já aguardavam pela manifestação católica de muita fé e devoção.
O levantamento do mastro é feito por fiéis,moradores da cidade, pelos devotos de São Miguel Arcanjo, que mantêm uma das tradições mais fortes do festejo neste município, movidos pela emoção, fé,gratidão e religiosidade. E que tem como um dos pioneiros, responsável pela retirada e preparo do mastro há 43 anos, o Sr.José Antônio de Castro, tendo sido este ano, considerado o maior mastro que já teve, chegando a medir 18 metros e retirado das matas da comunidade Pedra Grande, zona rural do município de Miguel Alves.
Publicada por Colunista Social Nilo Araújo
Contato:(86) 99925-8916
Instagram:@portalmiguelalves.pi