Registros de cursistas de História, Geografia, Letras-Libras e Letras / Português do Polo do PARFOR/UFPI de Miguel Alves(PI), historiadores e pesquisadores na comunidade Porto do Designo, onde por lá estiveram presentes os conceituados pesquisadores da UFPI, Prof. Dr. em Arqueologia Ângelo Alves Correa e Prof. Dra. Joina Freitas Borges entre outros.
Nessa última terça-feira, 7 de novembro, alunos dos cursos de História, Geografia, Letras-Libras e Letras / Português, do Polo do Parfor/UFPI em Miguel Alves, estiveram na comunidade Porto do Designo, zona rural desse município, observando e acompanhando de os estudos dos objetos arqueológicos, ou seja, uma urna funerária de origem indígena com restos mortais, encontrados por um pedreiro, que realizava escavações para a construção de uma fundação em uma residência localizada às margens do rio Parnaíba, nesta comunidade.
Registro de objetos arqueológicos encontrados na residência de um pedreiro, que reside na comunidade Porto do Designo, bem próxima às margens do rio Parnaíba.
No local foram encontradas uma urna indígena contendo restos mortais e peças de ferramentas de caça.
Os historiadores migelalvenses, egressos do curso de História do Parfor/UFPI, professor José Pereira e Hosana Tavares, que atualmente também é cursista de Letras-Libras do Parfor/UFPI, acompanhados pelo antropólogo Francisco Silva, foram os primeiros a chegar ao local, após o surpreendente achado.
Registro com os historiadores José Pereira e Hosana Tavares, ambos, miguelalvenses, e antropólogo Francisco Silva analisam todo o material .
Relatou o pedreiro que percebeu algo estranho ao tocar com a picareta em um objeto, que emitiu um som peculiar, e parou imediatamente as escavações. Após uma investigação cuidadosa, foi descoberta uma urna indígena enterrada, contendo não apenas ossos humanos, mas também peças de ferramentas de caça, capazes de revelar aspectos importantes sobre os antigos habitantes da região.
Foram encontradas uma urna indígena contendo restos mortais e peças de ferramentas de caça
O historiador José Pereira compartilha detalhes sobre o achado. “Um pedreiro realizava escavações em uma residência para fazer uma fundação e construir um pilar, quando tocou com a picareta em um objeto e ouviu um estalo. Após esse primeiro contato, eles continuaram as escavações com maior delicadeza, retirando cuidadosamente a peça do local”.
Residência onde o material arqueológico foi encontrado
Diante da relevância histórica da descoberta, os historiadores José Pereira e Hosana Tavares, juntamente com o antropólogo Francisco Silva, acionaram os pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para uma análise mais aprofundada dos objetos encontrados. Estiveram presentes os pesquisadores Prof. Dr. em Arqueologia Ângelo Alves Correa e Prof. Dra. Joina Freitas Borges.
Profa. Ana Campelo ,coordenadora do polo local(à direita) com cursistas do Parfor/UFPI(Miguel Alves).
O historiador(PARFOR/UFPI), José Pereira que é natural do município de Miguel Alves, onde é servidor efetivo municipal e também formado em Psicologia, relata minunciosamente sobre o achado.
“Um pedreiro realizava escavações em uma residência para fazer uma fundação e construir um pilar, quando tocou com a picareta em um objeto e ouviu um estalo. Após esse primeiro contato, eles continuaram as escavações com maior delicadeza, retirando cuidadosamente a peça do local”.
Créditos: Fonte / fotos PARFOR/UFPI