BIOGRAFIA E GENEALOGIA DE DR. IVAN TORRES
Por Colunista Social Nilo Araújo
Em 17 de novembro de 2024
O Portal Miguel Alves, pioneiro em notícias desse município, conta a trajetória de vida profissional e política de um brilhante médico e um dos líderes políticos mais importantes da história do município de Miguel Alves-Piauí, que faleceu no último dia 12 de novembro de 2024. Confira!
Dr. Ivan Torres nasceu em 31 de maio de 1945, às 7h da manhã, em Miguel Alves, Piauí. Filho do promotor de justiça Dr. Osmir Torres e da professora Dona Odir Esteves Torres, Dr. Ivan fazia parte de uma tradicional e influente família política e intelectual Miguel-Alvense. Era neto paterno do Coronel Enéas Torres, o primeiro líder político de destaque em Miguel Alves, e de Dona Benedita da Silva Torres. Por parte de mãe, era neto de Francisco Bonifácio Esteves e Maria Amélia Esteves, naturais do Ceará.
Dr. Ivan tinha uma vasta linhagem de irmãos, entre eles os políticos Dr. Tácito Torres, Dr. Átila Torres e Stênio Torres, que também atuaram como vereadores em Miguel Alves. Outros irmãos notáveis incluem Dr. Wagner Esteves Torres, Coronel Ernani Torres, Enéas Torres Neto, Dr. Osmir Torres Filho, Dr. Aluísio Torres, Maria de Fátima Torres e Anúsia Torres.
Dr. Ivan Torres descende de uma longa linha de membros influentes da Família Torres, em Miguel Alves-PI. Seu bisavô, Capitão Francisco José dos Santos Torres, foi Vereador em 1858 e Juiz de Paz em 1866 pela Vila de União-PI, reforçando a história de participação pública e política da família, desde o império do Brasil. A ancestralidade de Dr. Ivan remonta a Francisco Rodrigues Torres, que em 1774 recebeu uma sesmaria de terras chamada Boqueirão, nas margens do Rio Parnaíba, concedida pelo rei de Portugal, Dom José I. Essa propriedade permaneceu na família por gerações, sendo Dr. Ivan o último proprietário membro da Família Torres.
Ele é sobrinho e primo do Coronel Torquato Torres, primeiro prefeito de Miguel Alves, uma vez que o Coronel Torquato era filho de Maria Francisca Torres, irmã do Coronel Enéas Torres, avô de Dr. Ivan. Além disso, o Coronel Torquato também era casado com Maria Arcângela Torres, irmã de Dr. Osmir Torres, pai de Dr. Ivan. A família Torres, em suas origens mais remotas, mantinha estreitos laços familiares, frequentemente se relacionando dentro do próprio clã, preservando sua tradição e influência.
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 1969, Dr. Ivan atuou por muitos anos como médico em sua cidade natal, destacando-se como uma figura de grande importância na medicina do Piauí e de Miguel Alves. Curiosamente, ele era descendente de outro médico, seu bisavô Dr. Anfilóquio Camarão da Silva Prego, renomado em Caxias, Maranhão, durante o período imperial. Dr. Anfilóquio, que também foi Capitão-Cirurgião, tabelião e escrivão em Caxias, era descendente direto de Bernardo José Prego, um português natural de Viana do Castelo, Portugal, que se radicou no Maranhão. Dr. Anfilóquio era pai de Dona Benedita da Silva Torres, a avó paterna de Dr. Ivan.
Dr. Ivan foi eleito prefeito em 1988 pelo PMDB, ao lado de seu primo Osvaldo Torres Sobrinho. Ivan, neto de Enéas Torres, e Osvaldo, neto de Torquato Torres, consolidaram o legado de suas famílias no poder executivo de Miguel Alves, representando a continuidade de uma linhagem política que havia iniciado com seus avós.
Entre as numerosas obras realizadas pelo Dr. Ivan Torres em Miguel Alves, destacam-se a Creche Odir Esteves Torres e o Estádio Municipal Enéas Torres Filho “O Torrão”. Essas contribuições evidenciam o compromisso de Dr. Ivan com o desenvolvimento da cidade e com a promoção de espaços de lazer e convivência, fortalecendo o vínculo com seu patrimônio histórico e cultural.
Ele se casou duas vezes. A primeira esposa foi a paraibana Dra. Lucila de Arruda, filha de Sildulfo Arruda Alcoforado e Helena Bernardes de Araújo, com quem teve quatro filhos: Candice Arruda Torres (Juíza de Direito no Ceará), Cinara Arruda Torres (médica), Cibele Arruda Torres (professora graduada em Letras/Português e Administração) e Ivan Torres Filho (advogado). Posteriormente, Dr. Ivan casou-se com a Sra. Elizabeth da Silva Santos, formada em Psicologia e Pedagogia e Pós-graduada em Psicopedagogia, natural de Monsenhor Gil – PI, filha de Sebastião José dos Santos e Clemência Pereira da Silva Santos. Com a psicóloga Elizabeth, teve uma única filha, Esmeralda Santos Torres, atualmente estudante, cursando o Ensino Médio.
Dr. Ivan Torres faleceu em 12 de novembro de 2024, em Teresina, Piauí, deixando um legado duradouro como médico e político, além de ser um membro respeitado de uma das mais ilustres famílias miguel-alvense. Sua trajetória de dedicação à saúde pública e à política marcou profundamente a sociedade miguel-alvense e piauiense e inspirou gerações. Seu legado de realizações, valores e memórias viverá por meio de seus descendentes, sobrinhos, primos e inúmeros amigos e aliados que cultivou ao longo da vida, perpetuando o impacto de sua presença e suas contribuições para Miguel Alves-PI.
Fonte: Torquato Oswald-Torres
(Pesquisador)
Membro Fundador da AHMOCAMPI – Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior – PI e da AML – Academia Miguel-Alvense de Letras. Sócio Vitalício do Instituto Maranhense de Genealogia, História e Heráldica.
17 de novembro de 2024
Teresina-PI