Por Colunista Social Nilo Araújo
Em 14 de fevereiro de 2025
Na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro, o Prefeito reeleito, segundo mandato, Técnico Agrícola Francisco Antônio Rebelo de Paiva, popularmente conhecido por Veim da Fetraf(MDB) fez a leitura da mensagem do executivo na abertura do Ano Legislativo Municipal 2025. Na ocasião, o gestor destacou as ações realizadas no ano de 2024 e traçou metas a serem alcançadas neste ano de 2025.
Veja na íntegra a mensagem!
MENSAGEM DO EXECUTIVO MUNICIPAL
ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO 2025
CÂMARA MUNICIPAL DE MIGUEL ALVES-PI
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Miguel Alves, Vereador José Pereira Rodrigues da Silva;
Excelentíssimos Senhores membros da Mesa Diretora;
Excelentíssimos Senhores Vereadores que compõem esta Casa;
Senhores Secretários e Senhoras Secretárias Municipais;
Amigas e amigos aqui presentes e, também aqueles que nos acompanham pelas redes sociais,
É com muita alegria que por mais um ano venho a esta Câmara de Vereadores trazer a mensagem do Poder Executivo Municipal.
A Sessão de hoje traz um aspecto especial, pois demarca o início de uma nova Legislatura e um novo ciclo que se abre para o nosso município.
Como democrata, defendo a independência e a harmonia entre os Poderes, como princípio fundamental para o avanço e o fortalecimento da democracia, a fim de promover o bem-estar de todos os cidadãos miguel-alvenses.
Senhores Vereadores, Senhoras e senhores, estamos começando um novo ano. Um novo tempo onde o diálogo e os vínculos serão essenciais entre os Poderes, o povo e a sociedade em todas as suas dimensões.
“Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos.”, disse-nos o Papa Francisco. Por isso o diálogo é necessário para que os poderes construam pontes e vínculos entre si, capazes de construírem uma administração sadia, eficiente, solida e equilibrada para todos, como sempre o fizemos durante os últimos quatro anos.
No ano de 2024 fechou-se um ciclo iniciado em 2021, onde os desafios movidos pela vontade popular expressado nas urnas, nos impulsionaram a fazer o diferente, implantando um novo modelo administrativo onde o gestor não fosse uma figura estática e longe do povo, mas conviver com ele, ouvir seus reclames e sentir suas dores e seus anseios.
A população carecia desse contato, desse diálogo, dessa ponte que nos une em favor de um Miguel Alves melhor. Nunca me escondi de ninguém, nunca fugi dos problemas, pelo contrário, sempre estive onde o povo está e isso foi, com toda certeza, a chave da mudança que nos fez ser diferente.
Senhores Vereadores, procuramos durante quatro anos atacar os grandes problemas que nos afligiam sem, contudo, esquecer daqueles que embora pequenos, também nos angustiavam e assim administramos para todos, sem exceção e com um olhar especial para os que mais necessitavam da atenção do poder público.
A nossa gestão foi marcada pela implementação de projetos e ações que oferecessem uma melhor qualidade de vida aos moradores deste município e lhes desse maior dignidade.
Atuamos em todas as áreas, criamos vínculos, unimos comunidades e pessoas, cuidamos, como nunca se fez, da educação e da saúde do nosso povo, sem esquecer os demais segmentos administrativos.
Fizemos uma gestão pautada por uma educação inclusiva e de qualidade; pela oferta de serviços de saúde efetivos para o cidadão; pela assistência devida aos mais vulneráveis; por obras e intervenções urbanas e rurais que realmente atendessem às necessidades da população e o respeito ao meio ambiente.
Para viabilizar tais projetos e ações, senhores vereadores, foi preciso desde o início adotar um modelo de gestão pública voltado para o equilíbrio financeiro e fiscal, aplicando-se cada centavo arrecadado em melhorias para o nosso povo.
E foi essa gestão equilibrada, responsável e comprometida com a coisa pública que nos permitiu pagar rigorosamente em dia os salários dos servidores municipais, diferentemente de épocas passadas. Isso é compromisso!
Ao assumirmos pela primeira vez, detectamos que mudanças urgentes precisariam acontecer. A população já não acreditava mais nas ações de saúde, no avanço da educação, na melhoria da mobilidade urbana, e, principalmente, na regularização dos pagamentos salariais.
Mas aos poucos isso foi mudando e hoje se tem uma nova realidade pelos os serviços oferecidos e vistos, pela população, com credibilidade, carinho e respeito
A saúde ressuscitou! Os PSFs foram revitalizados e ampliados, contando com profissionais comprometidos com o bem estar da população.
Novas ambulâncias foram adquiridas e outras reformadas.
Com investimentos de recursos da Prefeitura Municipal e de parceiros, o Hospital Pedro Vasconcelos, foi dotado de condições físicas e clinicas capazes de oferecerem atendimento médico-hospitalar de qualidade e excelência.
Hoje o Hospital Pedro Vasconcelos é uma realidade. Saiu das plataformas eleitoreiras para figurar como uma casa de saúde respeitada e acreditada por todos nós.
As cirurgias tão sonhadas e esperadas pela população voltaram a acontecer. Hernias, laqueaduras, vesícula e já fazem parte dos procedimentos cirúrgicos realizados aqui mesmo.
A criação da Policlínica Municipal foi uma grande conquista, oferecendo atendimento médico especializado em varias áreas, tanto presencial quanto remota (telemedicina), cumprindo assim os objetivos para os quais fora criada.
A renovação do laboratório de análises clinicas quadruplicou sua capacidade e hoje realiza quase 100 procedimentos diferenciados.
A realização de exames especializados como os de imagem, eletrocardiogramas, raio X e outros, hoje são realidades naquela casa de saúde e um orgulho para nossa população.
O aumento do número de médicos plantonistas veio melhorar a assistência medica de urgência, tornando-a mais rápida, eficiente e com qualidade.
Mas a saúde, senhores vereadores, não se restringe somente ao hospital local. É todo um conjunto de ações integradas buscando oferecer aos cidadãos uma saúde pública de qualidade, seja no seu bairro ou nas comunidades rurais, como as UBS em pleno funcionamento, com médicos, odontólogos, enfermeiros e auxiliares, oferecendo atendimento básico, inclusive a realização de exames em alguns delas.
A saúde Bucal em nosso Município conta com tratamento especializado, como a realização de pequenas cirurgias e, se preciso, o implante de próteses dentárias realizadas pelo CEO.
A revitalização do Centro de Fisioterapia, antes sem funcionar, conta hoje com uma das melhores estruturas físicas do norte do Piauí e uma equipe multiprofissional que atende a população melhorando as condições de vida de uma clientela carente e necessitada desse atendimento especializado
A Educação foi outra área prioritária da Administração Municipal e investimos nela no sentido de se ofertar aos nossos alunos uma aprendizagem que contemple o conhecimento e saber, a partir de métodos e planejamentos estratégicos. A oferta de capacitação e a formação de professores através do PARFOR, aqui mesmo no Municipio, mostra o nosso compromisso com a área educacional.
A construção, a reforma e a ampliação dos espaços físicos, o aumento das rotas de transporte escolar, a qualidade da alimentação ofertada aos alunos, o acompanhamento pedagógico personalizado, o reforço escolar e a implantação de escolas em tempo integral são ações que impactam na melhoria do ensino público de Miguel Alves.
Entretanto, não foi apenas nessas áreas que o poder publico se fez presente. Atuamos em todos os segmentos administrativos.
A agricultura foi fortalecida para oferecer assistência técnica ao trabalhador rural e ao pequeno produtor familiar de forma sustentável e equilibrada. A aquisição de produtos da agricultura familiar para o Programa de Alimentação Escolar é uma prova inequívoca do nosso compromisso com aqueles dos quais sou oriundo. Valorizar o homem do campo é dar-lhe mais dignidade e respeitabilidade.
A aquisição de produtos como melancia, milho, macaxeira e peixes para a distribuição gratuita à população carente, através da Secretaria de Assistência Social, como meio de complementar a alimentação das famílias Miguel-alvenses foi uma forma de fortalecimento da produção local.
A Secretaria de Assistência Social, por orientação nossa, desenvolveu o programa “Assistência Social Mais perto de Você”, que percorreu todo o município, expedindo documentos, realizando cursos e capacitações e levando cidadania à nossa população.
A infraestrutura urbana e rural foi fortalecida com a construção e reforma de quilômetros e quilômetros de estradas unindo comunidades, tornando sonhos em realidade, encurtando distâncias e facilitando o fluxo de veículos e pessoas.
A implantação de capeamento asfáltico nas principais ruas da cidade e a construção de calçamento poliédrico nos bairros e povoados de Miguel Alves, e a construção de pontes e bueiros são marcas indeléveis daquilo que nos propusemos a fazer e fizemos.
Contemplamos o setor esportivo com a construção de quadra e a adequação do Ginásio Poliesportivo para grandes competições oficiais.
Incentivamos o futebol de campo e a realização do Campeonatos com as maiores premiações da história em jogos oficiais.
Criamos a Secretaria de Cultura para fomentar, cuidar e estimular o setor artístico e gerir os recursos oriundos dos fundos culturais.
Este, senhores Vereadores, é apenas um recorte do muito que fizemos, numa prova inequívoca do que é possível se fazer em tão pouco tempo e com tão pouco recursos. E vamos avançar muito mais!
Como disse no início, um novo ciclo se abre para o nosso município.
É uma nova administração que se inicia, respaldada pelo voto de quase 80% da população votante local, que reconhecendo o nosso trabalho como gestor, nos reconduziu para mais uma vez administrar nossa querida Miguel Alves. Sou o segundo prefeito da história a conquistar este feito. Por isso agradeço e dedico a Deus essa conquista, pedindo-Lhe discernimento e sabedoria para conduzir bem os destinos desta cidade.
Para muitos pode parecer apenas a continuidade de uma mesma gestão, mas para nós não! É um novo mandato, uma nova história que se escreve e um monte de dificuldades que nos tornam mais fortes para enfrentá-las. Somente os desafios e a vontade de trabalhar por nosso município são os mesmos
Porém, o que difere este mandato do primeiro é a experiencia e o preparo adquirido ao longo dos quatro anos passados que nos credenciam a enfrentar as vicissitudes ao longo da caminhada.
Por isso, precisamos contar com o apoio desta Casa a fim de minimiza os problemas, fortalecer a gestão e trabalhar muito mais por nosso povo.
O ano de 2025 nos inspira uma nova trajetória administrativa, muito melhor e mais eficaz do que a anterior.
Temos muitos projetos para implementar em favor dos nossos munícipes. E em nenhum deles podemos prescindir da valorosa cooperação desse Poder, composta por homens escolhidos pelo povo para aqui representá-lo.
Deus não me deixará faltar o compromisso que assumi perante Ele e os homens, no dia da minha posse, de olhar carinhosamente para os mais desvalidos, para os que mais sofrem com as desigualdades e para aqueles que acreditam numa gestão comprometida com a igualdade, a fraternidade e a liberdade.
Queremos fazer muito mais do que já fizemos! Queremos fazer com que os Miguel-alvenses se orgulhem de sua terra, este amado “pedacinho de chão”.
2025 será um novo ano, onde brotarão novas perspectivas e novas conquistas. Novas obras surgirão, novas melhorias chegarão para alavancar o progresso de nossa cidade. A instalação da Caixa Econômica Federal já é um desses avanços que vem contribuir para o crescimento social e econômico do Município.
Vamos neste primeiro ano urbanizar a entrada da cidade, com a construção do Portal da Cidade e de pistas e espaços para a prática de atividades físicas para jovens e adultos.
Construiremos o Complexo Turistico “Morro do Cristo”, composto por praças, restaurantes e quiosques para vitalizar aquele cartão postal de Miguel Alves.
Vamos construir a Unidade Escolar Santa Rita de Cássia, obra de primeiríssima qualidade, padrão MEC e designer arrojado, inclusive com Quadra de esportes, no bairro Vacaria;
Procederemos a construção da Praça Helvidio Medeiros, que se tornará uma das mais belas paisagens da cidade.
Asfaltaremos várias ruas de Miguel Alves, para a melhoria da mobilidade urbana;
Faremos a construção de uma quadra esportiva no povoado Mato Seco;
Realizaremos a construção, a recuperação e a manutenção de estradas vicinais do município;
Construiremos bueiros e passagens molhadas em várias localidades;
Concluiremos as escolas padrão MEC, abandonadas há tempo por gestões anteriores;
Estas senhores Vereadores, meus senhores e minhas senhoras, é uma retrospectiva da nossa administração e um retrato do que ainda pretendemos fazer.
Por oportuno, agradeço a cada um dos senhores por nos ajudarem a reconstruir Miguel Alves, mesmo aqueles que não acreditavam na capacidade do filho do agricultor. Pois saibam que o prefeito Veim da Fetraf não estava só, estava sempre apoiado nos ombros do Deus do Impossível.
Concluindo minhas palavras, exorto para que todos se juntem a nós, independente de sigla ou paixão partidária, para transformarmos nosso município no melhor lugar para se viver.
Vamos sonhar juntos, pois sonho que se sonha só, é só um sonho, mas sonho que sonha juntos é realidade.
Muito obrigado!
Matéria publicada pelo Colunista Social, Professor, Técnico em Enfermagem e Técnico em Eventos Nilo Araújo
Fotos: SECOM