Um estudante piauiense Andrey Oliveira do Nascimento, 17 anos, que embarca hoje, 16 de julho, para o Rio de Janeiro está entre os 12 jovens que serão recebidos pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no período de 22 a 29 de julho, no Rio de Janeiro.
Andrey Oliveira conta que ficou surpreso ao receber uma carta da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) dizendo que ele estava entre os 12 delegados que iriam ter a oportunidade de encontrar com o Papa Francisco antes do início da Jornada Mundial da Juventude.
Ele é estudante do 1º ano do ensino médio na Escola Marista Champagnate de Teresina. Segundo a tia do jovem, Zoraia Nascimento, ele já teria tomado a decisão de ser um missionário de Cristo. Andrey se mostra alegre e tranquilo para encontrar o Papa.
Ele vai ficar hospedado na Escola Marista São José, no bairro da Tijuca e deve participar do Encontro Internacional da Juventude Marista, além da Jornada. “Eu também vou fazer uma apresentação sobre a cultura piauiense. Vou falar da lenda do cabeça de cuia e da cultura nordestina”, explica. Além de Andrey, uma estudante do Ceará também está entre as delegadas.
Maior evento católico do mundo e um dos maiores já realizados no país, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) tem um custo total estimado entre R$ 320 milhões e R$ 350 milhões, segundo cálculos de seus organizadores.
O papa visitará o Santuário de Aparecida no dia 24, para a celebração de uma missa na basílica. Ele chega ao país no dia 22 e fica até 28 de julho, último dia da jornada.
Durante a Jornada Mundial, o papa Francisco vai ganhar de presente uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.