No próximo dia 31 de maio de 2016 será comemorado o aniversário da nossa amada e querida cidade Miguel Alves-PI tendo sido fundada no dia 24 de maio do ano de 1912 tendo atualmente uma população estimada de acordo com o último censo acima de 34 mil habitantes e vem sendo administrada pela médica Salete Rego.
O município de Miguel Alves que está situado a 112 km da capital, Teresina,limita-se ao norte com Porto/PI e estado do Maranhão. Ao sul com os municípios de: União, Lagoa Alegre e Cabeceiras.Ao leste com os municípios de: Nossa Senhora dos Remédios e Barras e ao Oeste com o estado do Maranhão.
Em breve estaremos divulgando a programação deste evento. Aguarde a divulgação da programação completa das festividades em comemoração ao aniversário deste município.
Conheça um pouco a origem do município de Miguel Alves
A origem e fundação da cidade de Miguel Alves, sabe-se pelos relatos dos primeiros habitantes do lugar, que chamavam de Porto da Lenha, isto porque, a navegação feita no rio Parnaíba, tinha lugares para ancorarem vapores e lanchas, com a finalidade, de venderem mercadorias e comprarem abastecimentos, para longas viagens, rio à cima, rio abaixo, também pegavam lenhas para combustão das máquinas a vapor. No final do ano de 1845, o cearense Miguel Alves, castigado pela seca que assolou o Ceará que durou de 1844 a 1846, onde provocou a morte do gado e espalhou fome entre os cearenses, nesta seca um saco de farinha de mandioca era trocado por ouro ou prata. Por este motivo Miguel Alves com sua esposa e dois filhos chega ao Piauí, construindo residência num morro perto do rio Parnaíba. A vista era muito bonita, por este motivo ele batizou o lugar de Monte Alegre. Desenvolvendo o comércio e o cultivo da terra, produzindo arroz, milho, mandioca, algodão e fumo, o qual foi o principal produto da terra por vários anos. Seus descendentes permaneceram no povoado. Em consequência de uma das mais graves secas que atingiram todo o nordeste, acontecida em 1877 a 1879. O Ceará, por exemplo, tinha, na época, uma população de 800 mil habitantes. Destes, 120 mil (ou 15%) emigraram para a Amazônia e outras 68 mil pessoas foram para outros estados, principalmente para o estado vizinho, o Piauí. A seca de 1877, que ficou na memória coletiva, provocou a morte de aproximadamente 800 mil pessoas em todo nordeste (Conforme Diário de Pernambuco, agosto de 1977). Destes muitos migrantes cearenses, fugiram da seca para fixarem suas residências nas propriedades do senhor Miguel Alves que os receberam de braços abertos seus conterrâneos e alguns parentes, tendo em vista a notícia que o lugar era muito fértil e agradável a diversos cultivares. Em lugar previamente determinado pelo proprietário, levantaram suas casas e passaram a trabalhar na agricultura, aproveitando sempre as áreas ribeirinhas, as vazantes e os baixões. Antes da chegada dos migrantes o lugar possuía seis habitantes que era a família de Miguel Alves, e em 1877, devido à migração, o número de moradores cresceu bastante e o lugar passou a ser conhecido como Arraial do Seu Miguel.
No começo do século XIX, o cearense Miguel Alves estabeleceu-se na área da atual Cidade Especialista na fabricação de fumo em corda, foi aos poucos acumulando economias e atraindo moradores que, com acesso facilitado pelo rio Parnaíba, se espalharam pelas várzeas, matas e campos iniciado o processo de povoamento, surgiram as primeiras fazendas de gado.
Em 1839, quando os balaios invadiram o território piauiense, travaram-se combates nos lugares denominados Lagoa do Meio, Remanso do Frade Curral Velho e Matas do Egito, com as forças locais comandadas por Antônio de Souza Mendes, natural do lugar, que conquistou o posto de capitão.
Consequências da seca 1875-1877 aceleraram o ritmo de povoamento, com a afluência de pessoas à procura de terras ribeirinhas do rio Parnaíba.
Em 11 de Julho de 1911, elevou-se à Vila e, em 24 de Maio de 1912, foi instalado o município de Miguel Alves.
O nome do Município é homenagem a seu fundador, Miguel Alves.
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Miguel Alves, pela lei estadual nº 636, de 11-07-1911, desmembrado de União. Sede no atual distrito de Miguel Alves ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 24-05-1912.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída do distrito sede.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Miguel Alves, pela lei estadual nº 1088, de 07-07-1924.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituída do distrito sede.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE