Teve início na Casa da Cultura de Teresina, no último dia 21 de fevereiro e ficará aberta à visitação até o dia 31 de março de 2017 a nova exposição do Artista Plástico Avelar Amorim , chamada “Entre nudez e avelarianas”.
Nesse novo trabalho, Avelar traz duas propostas totalmente diferentes, na primeira, 23 telas acrílicas expõem todo o seu estilo expressionista, numa viagem que vai desde os florais até os já tão famosos cenários e personagens desenhados por ele.
Na segunda proposta, o artista apresenta pinturas com uma pegada mais erótica, em que retrata 30 “nudes” masculinas de voluntários, reunidas ao longo de um ano.
Conheça a trajetória do miguelalvense Avelar Amorim!
o jovem Avelar Amorim é natural do município de Miguel Alves-PI, desde os três anos de idade, já gostava de riscar papel. Adorava ganhar cadernos de desenho e lápis de cor. Rejeitava os desenhos que a professora do Jardim de Infância o obrigava a colorir: flores,corações e um gatinho em forma de Q(aqueles sem patas), ilustrava as brigas e situações que aconteciam na rua em que morava.
No ano de 2000, já morando em Teresina, iniciou o curso de Artes Plásticas e mesmo antes de sua formatura, já havia recebido o prêmio de melhor pintura no Salão de Artes Plásticas (2004), por sua obra “A noiva jogada”. De lá para cá, Avelar já realizou várias exposições, e tem seu nome citado sempre que se fala dos grandes artistas visuais plásticos do Piauí. Em seu novo trabalho intitulado “Entre nudez e avelarianas”, o artista apresenta suas mais recentes obras, além de uma proposta erótica retratada em 30 aquarelas masculinas.
É formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Piauí, e possui mestrado em Antropologia, também pela Universidade Federal do Piauí(UFPI), É ator, diretor teatral e cenógrafo já tendo mais de 20 anos de trabalho profissional, e atualmente divide seu tempo entre o ensino de Artes no Colégio Técnico de Teresina, o desenvolvimento de suas telas, e ainda a direção do Grupo de Teatro Mosay, grupo em que também participa como ator. Durante algum tempo, ocupou o posto de Coordenador de Artes Plásticas da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, período em que ganhou grande visibilidade, tendo seu trabalho reconhecido por artistas de dentro e fora do nosso estado, considerado atualmente como um dos grandes nomes das artes visuais plásticas piauienses.
As características marcantes nas obras do Artista Plástico Avelar Amorim são as diversas texturas exploradas por ele, além das cores vivas e intensas com degradês suaves que vão desde formas orgânicas até o figurativo expressionista, sendo possível perceber o ar de dramaticidade presente tanto nos personagens quanto nos cenários de suas telas, tudo fruto de sua vivência teatral.Sobre os principais temas que aborda em suas pinturas, o artista já trilhou diversas fases, sempre mantendo o expressionismo como referência. E foi em uma dessas fases, que em 2004, durante o Salão de Artes Plásticas do Piauí, o artista plástico Avelar Amorim ganhou o prêmio de melhor pintura com “A noiva jogada”, obra que fazia parte da exposição “Noivas”, série de quadros que retratavam mulheres de cunho nordestino, com perfis diferentes, vestidas para o ritual do casamento.
Avelar Amorim artista plástico, ator, diretor e cenógrafo, natural de Miguel Alves-PI.
Matéria publicada pelo Colunista Social Nilo Araújo
Contatos:(86) 99925 8916