CÂMARA DE VEREADORES DE MIGUEL ALVES -PIAUÍ EM DESTAQUE
POR COLUNISTA SOCIAL NILO ARAÚJO
Projeto de lei de Nº 002,de 2019 de autoria do vereador Francisco Neres do Nascimento(Chiquim Gastão) que cria a jornada de trabalho municipal de 30 horas semanais aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem no município de Miguel Alves, estado do Piauí e dá outras providências,foi votado e aprovado por unanimidade entre todos os parlamentares que compareceram à sessão realizada hoje, sexta-feira, 31 de maio de 2019.
Em sessão realizada na noite desta sexta-feira(31/05) pela Câmara Municipal de Vereadores de Miguel Alves comandada pelo atual presidente, vereador Francisco Neres do Nascimento popularmente conhecido por vereador Chiquim Gastão(PTB) foi colocado em pauta das 136ª, 137ª Sessões Ordinárias da 3ª Sessão Legislativa , da 20ª Legislatura iniciada em 1º de janeiro de 2017, tendo sido votado hoje, 31 de maio de 2019, o Projeto de lei de Nº 002,de 2019 de 09 de maio de 2019 em que cria a jornada de trabalho municipal de 30 horas semanais aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem no município de Miguel Alves, estado do Piauí, e dá outras providências. E tendo sido o mesmo, aprovado por unanimidade entre todos os parlamentares que compareceram à sessão da data de hoje.
Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Miguel Alves Chiquim Gastão(centro) com representantes da categoria da enfermagem do município de Miguel Alves: Enfermeiras Leyla lira, Ionara Oliveira, Técnico em Enfermagem Jardiel Pontes e os vereadores Vicente e Jefersson Moreira.
O Projeto de lei de Nº 002,de 2019 que prioriza a saúde em especial a categoria da enfermagem no município de Miguel Alves apresenta como justificativa que a jornada de trabalho de 30 horas é uma luta histórica desta categoria, e proporciona um grande benefício tanto para os trabalhadores da área quanto para aqueles que necessitam de seus serviços, trazendo melhoria dos serviços prestados à população. A implantação das 30 horas semanais em diversas localidades se verificou que houve uma drástica redução tanto de faltas ,quanto de atestados médicos – reflexo da melhora da qualidade de vida do trabalhador.
A enfermagem é responsável por 60% das ações de saúde em uma instituição hospitalar. A Enfermagem é a maior força de trabalho do setor de saúde, representando 50% do quadro de 3,5 milhoes de trabalhadores da área, segundo dados do IBGE. Entretanto, a Pesquisa Perfil da Enfermagem realizada pela FioCruz e divulgada em 2015, apontou desgaste e insegurança no ambiente de trabalho entre 71% dos profissionais entrevistados, no país, e 65% no estado de São Paulo, índices que revelam a sobrecarga e o estresse da categoria.
Os riscos que corre um profissional da enfermagem são inúmeros e envolvem grande complexidade do processo de trabalho em decorrência da assistência direta e indireta aos pacientes. O trabalho exige o manuseio de materiais perfuro-cortante e coloca o profissional de saúde em exposição a fluidos biológicos, riscos químicos, físicos, fisiológicos, psíquicos , de radiação e de contaminação.
Jornadas de 30h fazem com que o profissional trabalhe por menos tempo e, consequentemente, mais alerta, evitando riscos. Posto isto, os vereadores que compareceram à sessão realizada na data de hoje(31/05) concederam apoio ao citado projeto, votando e aprovando o mesmo.
Vereadora Teresa Moreira com as enfermeiras Leyla Lira, Ionara Oliveira e o Técnico em Enfermagem Jardiel Pontes.
Vereador Jefersson Moreira com o Técnico em Enfermagem Jadyel Pontes(Hospital Local Pedro Vasconcelos).
Em registro fotográfico vereadores, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
Fonte: Técnico Legislativo José Gonçalves