Em Miguel Alves – Piauí, 10 candidatos disputam 5 vagas
POR COLUNISTA SOCIAL NILO ARAÚJO
No próximo domingo (6), o Brasil irá eleger os conselheiros tutelares que irão trabalhar pelos próximos quatro anos em prol dos direitos de crianças e adolescentes. Apesar de a existência do órgão, ser bem difundida, a eleição não tem o mesmo apelo que pleitos para presidente, governadores, prefeitos e outros cargos.
No município de Miguel Alves – Piauí, 1o candidatos disputam 5 vagas, sendo que, entre os 10 candidatos(as) o eleitor(a) terá direito de votar somente em um.
O voto é facultativo, e o local de votação será apenas na U. E e Jardim de Infância Almiralice Medeiros que está localizado na Rua José Araújo, no centro da cidade. Com horário previsto para ter início das 08:00h às 17:00h.
Quem for votar, deverá levar no dia da eleição, o seu Título de Eleitor e também a Carteira de Identidade.
O Conselho Tutelar surge na sua origem como uma forma de a sociedade participar e poder intervir nas situações, tanto que o conselheiro tem que ser alguém da comunidade, que conheça a rotina, a organização daquela comunidade. Por isso, a importância de votar é a importância da participação da sociedade em garantia de direitos.
O trabalho do conselheiro é muito importante porque é ele que vai estar em cada região da comunidade ouvindo o cidadão que tiver alguma demanda relacionada à violação de direito, por exemplo, na área de educação, saúde ou mesmo situações em que uma criança esteja sofrendo abuso, maus-tratos entre outros.
Qual a importância do conselheiro tutelar para a população?
Ele trabalha na garantia de direitos. Ele que fará abordagem em famílias, independentemente de classe, cor ou gênero, quando estiver ocorrendo uma violação. O Conselho Tutelar não atende só aos pobres. Por exemplo: em um condomínio de classe média ou alta, se adolescentes estiverem reunidos ingerindo bebida alcoólica e os pais acharem que é normal, mas não é, é uma violação. O conselheiro pode atuar. A família, o Estado e a sociedade têm o dever de proteger essa criança e esse adolescente. Quando um desses entes falha, o conselheiro tutelar vai atuar.
Qual perfil ideal para ser um conselheiro?
Deve ser uma pessoa que entenda que está trabalhando para garantir os direitos da criança, independente de seus interesses pessoais. Tem que entender da legislação, do ECA, das suas responsabilidades e a importância da sua função.
Conheça aqui, os 10 candidatos(as) que disputam uma das 5 vagas no Conselho Tutelar do município de Miguel Alves.
Click em cada imagem, para visualizá-las em tamanho maior.
Janize – Número 44
Minerva – Número 66
Idalina Ramos – Número 26
Cláudia do Delegado – Número 78
Leticiane Silva – Número 60
Socorrinha – Número 80
Lucilene do Valtinho – Número 56
Pastor Ivanilson – Número 42
Fabiana da Paróquia – Número 24
Valdenice – Número 75
Contato:(86) 99925-8916(whatzaap)
E-mail:niloaraujo23@hotmail.com