Cultura e Arte em Destaque
Por Colunista Social Nilo Araújo
Publicado em: 28 de fevereiro de 2020, às 12:05
A Companhia Cutruco com o Espetáculo de Mamulengo: “A Peleja de Bastião na Terra de Levatudo” estará se apresentando amanhã, 29 de fevereiro de 2020 , a partir das 19:30h no Ponto de Cultura Viva Vida no município de Miguel Alves – Piauí.
A Companhia Cutruco é um grupo teatral da Escola Técnica Estadual de Teatro Professor Gomes Campos.
A COMPANHIA CUTRUCO surgiu em 2018 a partir da curiosidade e da vivência artística durante 168 dias com o Mestre Bonequeiro e brincante Afonso Miguel Aguiar em uma vivência artística intensa de imersão, tanto a prática e o embasamento teórico referente à brincadeira no mundo e principalmente local, o querer, conhecer, o experimentar o universo do teatro popular de bonecos, bem como nas oficinas do Mestre, o grande incentivador deste trabalho. O nome da companhia faz referência as quebradeiras de coco tão presentes em nosso Estado, fazendo este resgate da história.
A Companhia apesar de muito nova conta com a experiência de seus integrantes com as artes e educação. Contando, também com a atuação com ofertas de oficinas e pesquisa na área de educação e o teatro de bonecos.
Composição: Giordano Gabriel – Formado em Teatro pela Escola Técnica Estadual Gomes Campos, Estudante de Artes Visuais pela Universidade Federal do Piauí(UFPI), trabalhou na área do teatro com Roger Ribeiro, Vitorino Rodrigues e Adalmir Miranda . Após 4 anos de trabalho e atualmente dedicando-se na pesquisa na área do teatro de animação, mesclando experiências e linguagens neste segmento a partir do conhecimento das Artes Visuais e as vivências de oficinas neste segmento.
O cenário está composto por:
Empanada – Montada com 1,20m de largura x 1,20 cm de comprimento.
Mala – de 70cm de largura x 50cm de altura x 20cm de comprimento.
Peso aproximando: 25kg
A Brincadeira mostra de uma forma bem humorada a relação de poder entre opressor e oprimido presente no interior do nosso país, representado pelas figuras do Capitão Levatudo e Bastião do Babaçu, empregado do capitão que recebe a incumbência de procurar o boizinho estrela do seu patrão que fugiu e agora ele se vê na responsabilidade de fazer o resgate a mando do patrão e dar conta dos cocos para Corrinha quebrar e a tirar o azeite. Busca resgatar a rotina das quebradeiras de coco representadas na figura da Corrinha mulher de Bastião, entre outros animais , como a burrinha, animal de estima do herói atrapalhado e valente, que acaba por fim, a livrar o capitão e Simão o seu capacho da cobra criada do Levatudo. A brincadeira procura em uma constante interação com a plateia provocando a todo o momento, a imersão das pessoas à Brincadeira popular baseada no mamulengo do Piauí que recebe o nome de Casimiro Coco.
Fique por dentro dos horários e locais de apresentações teatrais da A COMPANHIA CUTRUCO em Miguel Alves que acontecerão amanhã, 29 de fevereiro de 2020.
Horários de apresentações:
29/02/2020 – Manhã: A partir das 17:00h – Apresentação teatral de A Eleição no Espaço de Eventos da Domingas no bairro São Miguel .
29/02/2020 – Noite : A partir das 19:30h no Ponto de Cultura no centro da cidade, apresentação teatral da peça Mamulengo, e logo em seguida, a Eleição.
Atenção!
Lembrando que a entrada será apenas um quilo de alimentos não perecível.