Publicado em 19 de maio de 2020, as 21:00
Por Colunista Social Nilo Araújo
De acordo com o último boletim atualizado divulgado pela prefeitura de Miguel Alves – Piauí, no fim da tarde desta terça -feira, 19 de maio, o município possui 31 casos confirmados do novo coronavírus . Além disso, há ainda 09 casos suspeitos aguardando os resultados dos exames encaminhados ao Laboratório Lacen .
A grande novidade é que dos 31 casos testados positivos para a covid-19 desses 31, 18 pessoas já estão curadas e uma encontra-se internada em Teresina.
BOLETIM DE RESULTADOS DO CORONAVÍRUS EM MIGUEL ALVES-PI ATUALIZADO EM 19/05/2020
Notificados: 136
Suspeitos: 09
Descartados: 96
Confirmados: 31
Recuperados: 18
Existem 3 casos(sintomáticos) da doença:
01- Casos leves: tratamento em domicílio. Isolamento domiciliar. Tratar os sintomas que o paciente está sentindo, tais como: tosse, febre, dor no corpo, dor de cabeça.
2 – Casos moderados: Tratamento hospitalar, em enfermaria. Para pacientes que apresentem já desconforto respiratório. Tratamento medicamento a critério médico.
3 – Casos Graves: Tratamento hospitalar, leito de UTI com probabilidade de ventilação mecânica. Paciente com saturação muito baixa, TC de tórax com comprometimento de pulmão. Tratamento medicamentoso a critério médico.
Em relação às altas: O protocolo do Ministério da Saúde no qual todos os municípios de todos os estados utilizam tanto para diagnóstico quanto para alta é o mesmo. No caso das altas você conta 14 dias da data dos primeiros sintomas e com 72 horas sem o paciente sentir mais nada. Isso se aplica a casos leves, ou seja, os tratados em casa.
Se caso a pessoa no período dos 14 dias de isolamento tiver apresentando algum sintoma, a quarentena dessa pessoa começará a ser contada do início do retorno dos sintomas.
Fonte :Mitchelle Callomine – Enfermeira especialista em Obstetrícia em Saúde Pública e cursando pós-graduação Hospitalar e Auditoria em Serviço de Saúde que compõe a linha de frente da Vigilância em Saúde do Município.