NOTA DE PESAR
PIAUI DE LUTO
POR COLUNISTA SOCIAL NILO ARAÚJO
Em 13 de julho de 2020, 17:15
Faleceu na tarde desta segunda-feira,13 de julho de 2020, aos 88 anos, no Hospital São Marcos, em Teresina, devido a complicações causadas pela Covid-19 o ex-Deputado Estadual, Gerardo Juraci Campelo Leite. Segundo informações de familiares, ele se encontrava internado já há vários dias. Na Assembleia Legislativa do Piauí, Juraci Leite chegou a exercer oito mandatos consecutivos como deputado estadual, onde também chegou a ser Presidente.
O ex-deputado estadual Juraci Leite foi presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) até o ano de 2010, desistindo da reeleição no ano de 2014, próximo ao período das datas do pleito estadual, sendo homenageado na mesma época.
Foto: Ascom/Alepi
Era casado com a professora aposentada Jandira Campelo Leite que foi fundadora da clínica odontológica Infantil – Teresina, com atuação brilhante na área da odontopediatria. A professora aposentada Jandira Campelo Leite faleceu no último dia 07 de junho. Quanto a causa da morte, não foi divulgado pela família.
Natural do município de Pedro II/ PI. Formado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará, também foi médico do antigo Instituto de Assistência e Previdência dos Servidores do Estado (IPASE) e professor da Escola Técnica Federal do Piauí. Sua atuação também foi marcada no magistério onde foi Diretor do Colégio Eurípedes Aguiar e do Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense) e professor da Universidade Federal do Piauí.
Segundo o deputado estadual Wilson Brandão, que também é natural do município de Pedro II, o ex-parlamentar Juraci Leite chegou a ser entubado ontem, mas não resistiu e veio a falecer nesta segunda-feira. O deputado lamentou a morte do amigo.
“Deixa uma grande lacuna na política do Piauí. Foi um grande deputado. Priorizava a suas bases e tinha uma atenção especial pelos amigos”, afirmou.
Na política, o piauiense Juraci Leite se elegeu deputado estadual em 1982 pelo extinto PDS. Foi reeleito no pleito seguinte já pelo antigo PFL. O ex-deputado se elegeu ainda em 1994, 1998, 2002 e 2006.
Filiado ao DEM foi novamente reeleito em 2010, deixando a sigla posteriormente e migrando para o PSD. Em 2014, o então parlamentar desistiu de disputar novamente uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí, onde chegou a ocupar o cargo máximo de presidente.
No município de Miguel Alves durante muitos anos contou com o apoio político do amigo e conterrâneo vereador Chico da Rede.