POR COLUNISTA SOCIAL NILO ARAÚJO
Em 25 de julho de 2020
25 de julho Dia do Escritor
Em homenagem ao Dia do Escritor comemorado na data de hoje, 25 de julho o Portal Miguel Alves primeiro portal em notícias deste município e região, homenageia todos os escritores miguelalvenses e piauienses em nome do conceituado Escritor Frederico Antonio Rebelo Torres. Natural do município de Miguel Alves-Piauí. Filho do contador Luiz Gonzaga Torres Pinheiro(in memoriam) e de Teresinha Oliveira Rebelo Pinheiro.
Nasceu a 17 de julho de 1972. Contador desde aos 13 anos de idade(Escritório Central), Técnico em Computação, Poeta e Escritor. Iniciou a sua carreira jornalística(literária) em 1991 com a crônica “E então a história se repete”, passando assim, a ser reconhecido nos meios jornalísticos . Escreveu seu primeiro livro aos 12 anos de idade, intitulado: Fragmentos sem Metria com 48 poemas.
Cursou o Ensino Fundamental, antigo 1º Grau em sua terra natal(Miguel Alves), tendo como um dos seus amigos de turma no 1º Grau(5ª a 8ª) séries, o conterrâneo e atual Prof. Dr. em Educação(USP), Neuton Araújo, concluindo o 2º Grau, atual Ensino Médio na capital, Teresina, no antigo Cursão Colégio no ano de 1991. Época em que foi cognominado de “Águia Miguelalvense ”, pelo seu ativismo, inteligencia e dedicação aos estudos e pela extrema admiração do autor, por Rui Barbosa , renomado vulto literário brasileiro.
O escritor miguelalvense Frederico Rebelo também passou a ganhar destaques com a publicação de seu livro, intitulado ”Páginas abertas: um relato aos 22 anos”, em que o autor procurou retratar o cotidiano, embora possa parecer, não é tarefa fácil, mas através de um trabalho consistente dar forma a esse cotidiano. Mas do que um relato das experiências vividas, o livro Páginas abertas desponta como uma verdadeira lição de vida, marcada pela obstinação em vencer e pela determinação em conseguir dar sua parcela de contribuição à sociedade, narrando os acontecimentos à sua visão. Um relato que o autor faz aos 22 anos de idade, sobre sua infância, adolescência e a iniciação profissional. Em várias passagens o autor Frederico Rebelo nos coloca em seu lugar, em situações constrangedoras, fazendo e armando na nossa mente o cenário de todos os acontecimentos, mostrando a vida como ela é.
O escritor e poeta miguelalvense Frederico Rebelo foi colaborador do jornal O DIA. Secretário-executivo da extinta Associação Industrial de Miguel Alves, Membro do Comitê de Geração Emprego e Renda, Diretor-executivo financeiro da extinta Sociedade Recreativa Miguelalvense(SOREMA), Radialista da extinta Rádio Tapuio-AM(Jornal da Tapuio) e Associativista.
Vice-presidente da antiga Associação de Estudantes Universitários de Miguel Alves e Editor Chefe da Gazeta Estudantil.
Atualmente o Escritor e Poeta Frederico Rebelo é acadêmico da ALVAL – Academia de Letras do Vale do Longá com sede em Barras-PI , chegando a ser presidente desta instituição literária, uma das mais antigas do estado do Piauí ,fundada no ano de 1978.
É casado com a miguelalvense Maria da Conceição Sousa Furtado, e desta união, o casal tem dois filhos: Luís Gonzaga Torres Pinheiro Neto e Maria Ísis Saint Clair Furtado Rebelo Torres. O intelectual e escritor Frederico Rebelo deu o nome a filha, de “Maria Ísis Saint Clair Furtado Rebelo Torres”, por “Saint ” ser o nome dos Rebelo de Portugal origem da família.