POR COLUNISTA SOCIAL NILO ARAÚJO
Em 27 de agosto de 2020
Levantamento realizado pelo IBGE sobre a estimativa populacional mostra que Miguel Alves está entre os 16 municípios mais populosos do Piauí ocupando no rank o 15.º lugar.
O IBGE divulgou nesta quinta-feira, 27 de agosto, o estudo contendo a estimativa da população dos estados e municípios brasileiros para o ano de 2020. De acordo com o levantamento, 50,5% da população do Piauí, ou seja, mais da metade dos habitantes do Estado, reside em apenas 16 municípios. Isso significa dizer que o território piauiense possui uma grande concentração populacional em cidades como Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e José de Freitas, enquanto em cidades como Miguel Leão, a população não chega nem a dois mil habitantes.
Conforme aponta o levantamento, os 16 municípios mais populosos do Piauí são Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano, Barras, Campo Maior, União, Altos, Esperantina, José de Freitas, Pedro II, Oeiras, São Raimundo Nonato, Miguel Alves e Luís Correia. Cada um deles possui uma população de pelo menos 30 mil habitantes, sendo que a população total do Estado estimada para este ano de 2020 é de 3,28 milhões de pessoas.
Para efeito de comparação, todos os outros 208 municípios restantes que compõem o Piauí concentram apenas 49,5% da população do Estado. O IBGE aponta que essa tendência de concentração populacional observada no Piauí reflete aquilo que vem acontecendo em todo o país. É que cerca de 56,8% dos brasileiros residem em apenas 323 cidades, sendo elas de grande e médio porte com pelo menos 100 mil habitantes cada. É como se mais da metade da população do Brasil vivesse em apenas 5,8% do total de municípios que o país inteiro possui.
Vale lembrar que no Piauí, segundo o IBGE, predominam os municípios com população de até 10 mil habitantes. São 160 cidades piauienses com esse contingente populacional, conforme a estimativa feita pelo Instituto. Miguel Leão está entre os 30 municípios brasileiros com a menor população.
Se aqui no Piauí, há 16 municípios concentrando mais da metade da população do Estado, também há aqueles em que o contingente populacional é considerado mínimo. Miguel Leão, por exemplo, localizado a 102 Km de Teresina, possui uma população estimada em 2020 na casa dos 1.242 habitantes, o que o coloca como o 11º município com a menor população estimada no Brasil e o de menor contingente populacional do Piauí.
O cálculo da estimativa populacional feito pelo IBGE servem de insumo para definir o Fundo de Participação do Município e são referência para diversos indicadores sócio-econômicos e demográficos.
Fonte:Portal O Dia