A Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior- AHMOCAMPI, com sede em Campo Maior emposssa nova diretoria

0
32

 

Por Colunista Social Nilo Araújo

Em 18 de março de 2023

 

AHMOCAMPI EMPOSSA NOVA DIRETORIA
       A Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior- AHMOCAMPI, com sede no município de Campo Maior e área de abrangência em mais de 20 municípios do Estado do Piauí, deu posse ontem,18 de março de 2023  à recém – eleita diretoria executiva da instituição, Igo Rafael, como seu novo Presidente.
    A solenidade foi mista e compartilhada entre a AHMOCAMPI e a ACALE. Na mesma solenidade foi homenageado o escritor João Alves Filho (falecido em 2022), membro fundador e Presidente da mesma,  por vários mandatos da ACALE – Academia de Letras e Artes de Campo Maior- Piauí, e também membro de diversas instituições de cultura do Piauí.
O escritor Frederico Rebelo, no uso da palavra, representando a Academia Miguel-alvense de Letras- AML, fez referência à importância do intercâmbio entre as academias de letras.
PANEGÍRICO
    O escritor prestou homenagem a João Alves Filho, que também ocupou cadeira na ALVAL de onde Frederico Rebelo é ex-Presidente. O imortal ressaltou o sucesso do encontro de Academias de Letras realizado em 1997 na cidade de Campo Maior, movimento este idealizado e organizado prioritariamente por João Alves Filho e os escritores: o próprio Frederico Rebelo, Bilé Carvalho, Herculano Moraes, Tomaz Campelo, e muitos outros, evento que tornou-se responsável pela instalação de muitas novas instituições culturais no Estado do Piauí.
Na mesma oportunidade, Frederico Rebelo, parabenizou Celson Chaves e Igo Rafael pela conquista da futura publicação da Revista Acadêmica da AHMOCAMPI, prevista para próximo mês, com os auspícios de UFPI -Universidade Federal do Piauí e o aval do Vice -Reitor Viriato Campelo.
O escritor ainda fez referência a sua participação em parceria com o Vice-Presidente eleito Torquato-Oswald Torres, na publicação da revista acadêmica com o artigo:
“A DESCENDÊNCIA DO ILUSTRE HERÓI DO JENIPAPO MANUEL TOMAZ FERREIRA e sua influência no município de Miguel Alves- Piauí”.
Na mesma oportunidade e aderindo à retomada das reuniões presenciais, o Historiador Imortal Fernando Freitas formulou o convite para reunião da Academia Freitense de Letras em José de Freitas-PI, no mês de Abril próximo.
Frederico Rebelo ressaltou o brilhante trabalho genealógico do Imortal Prof. Carlos Dias da Academia de Letras do Vale do Longá – ALVAL e membro fundador da Academia Altoense de Letras, sobre várias famílias com histórico naquele município.
O ato solene foi encerrado com a visita  pelos imortais, ao monumento aos HERÓIS DO JENIPAPO.

 

O escritor  e poeta miguelalvense Frederico Rebelo que esteve presente e no uso da palavra, representando a Academia Miguel-alvense de Letras- AML, fez referência à importância do intercâmbio entre as academias de letras.

 

 

 

 

 

 

Publicada por Colunista Social Nilo Araújo

Contato:(86) 99925-8916

Fonte/ Fotos: Escritor Frederico Rebelo

Instagram:@portalmiguelalves.pi_

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here