Por Colunista Social Nilo Araújo
Em 9 de novembro de 2023
Um fato histórico no município de Miguel Alves, Piauí, localizado a 110 km da capital, Teresina, vem causando muita repercussão, através dos canais de televisão no estado, e redes sociais, e até mesmo nacional, devido a um importante achado arqueológico, o que pode ser uma Urna Funerária Indígena secular, na localidade Porto do Designo, que pertence a esse município, Miguel Alves.
A descoberta, ou seja, o achado desse artefato , ocorreu ao meio dia da última terça -feira, dia 6 de novembro, e foi encontrado por pedreiros que realizavam a construção de uma casa que fica a 100 metros da margem do rio Parnaíba, na beira rio ,como chamam os ribeirinhos.
O Pesquisador Frederico A. Rebelo Torres, natural do município de Miguel Alves, esteve por lá, acompanhando de perto todos os trabalhos de preservação/conservação do artefato que será submetido a estudo pela Universidade Federal do Piauí.
Também já estiveram no local do achado, pesquisadores / arqueólogos da Universidade Federal do Piauí(UFPI), Professora Cláudia Cunha, Prof. Dr. em Arqueologia Ângelo Alves Correa, Prof. Dra. Joina Freitas Borges, antropólogo Francisco Silva, entre outros especialistas e historiadores local, como: José Pereira e Hosana Tavares.
O Escritor e Pesquisador da AHMOCAMPI – Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior – PI, Frederico Rebelo é autor de vários contos que retratam as mitologias e lendas de sua região. Seu último foi Piraguaçú o Surubim Gigante do Rio Parnaíba.