Portal Miguel Alves emite nota de pesar pelo falecimento do ex-vereador miguelalvense Antônio Chaves ocorrido hoje(10/06)

0
459

NOTA DE PESAR

Por Colunista Social Nilo Araújo

Em 10 de junho de 2024

É com profundo pesar que o Portal Miguel Alves, primeiro portal em notícias desse município e região,   registra  o  falecimento aos 80 anos de idade, ocorrido na tarde desta segunda-feira, 10 de junho de 2024 do ex-vereador    Antônio Alves de Araújo Chaves, que era conhecido carinhosamente por Antônio Chaves,  chegando a exercer o cargo de vereador no município de Miguel Alves-PI,  por um mandato de seis anos(1983 a 1988), eleito na Eleição do ano de 1982, época em que foi eleito ao cargo de prefeito, o médico Ivan Torres.

O saudoso ex-vereador Antônio Chaves que era tio  do titular desse portal, professor e colunista social Nilo Araújo,   construiu uma história admirável com sua personalidade marcante, um autodidata, de muita inteligência  e carisma. Deixa como legado uma belíssima trajetória notada pelo respeito ao próximo, amor e dedicação à família, parentes  e amigos e relevantes serviços prestados ao nosso município.

Durante muitos anos residiu, trabalhou e construiu família no município de Miguel Alves.  Ele que já era viúvo,  deixa três  filhas e um neto que perdem um homem íntegro, trabalhador, uma personalidade  culta,  honesto e cumpridor de seus deveres.

O velório acontece  na Pax União, localizada na Avenida Miguel Rosa, na capital, Teresina.   Neste momento de luto e dor expressamos todos os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração de todos.

 

Antônio Alves de Araújo Chaves era  filho do casal de agricultores: José Alves de Araújo (in memoriam) e Rosalina de Jesus (in memoriam). Nasceu no município de União-PI, no povoado Vinagreira, em 26/11/1944, atualmente pertencente ao município de Lagoa Alegre-PI.

Dali, saiu com a família ainda criança e passaram a morar nas proximidades, em outros locais, sendo que moraram por muito tempo no povoado Bacurizeiro, município de Barras.

Durante seis anos viajou por alguns estados do Nordeste. Fazia poesias, tocava e cantava. Atuou como violeiro.

Escreveu alguns folhetos. Desses, somente dois foram impressos, a saber: “História do Boi Veado Maneiro” e a “Despedida e Morte do Vaqueiro João Noé.”

Passados alguns anos, estudou Eletrônica Rádio e Televisão, por correspondência, e seguiu a profissão de técnico restaurador de aparelhos eletrônicos.

Casou-se com Maria das Graças Veloso. Foram residir na cidade de Miguel Alves-PI, onde moraram 24 anos e tiveram quatro filhos; o mais velho, do sexo masculino faleceu recém-nascido logo. depois nasceram as filhas: Audely, Vívian e Vanice. As duas mais novas formaram-se em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina, exercendo as profissões como professoras efetivas pela Rede Municipal de Ensino de Teresina.

O saudoso Repentista, Cordelista e Técnico em Eletrônica   chegou a cursar  o antigo 2º grau. Foi funcionário público municipal e logo depois, também estadual. Militou na política. Foi vereador por seis anos, mudando-se em 1992 para Teresina, residindo com a família no bairro Parque Piauí, até  o seu falecimento.

 

Conheça alguns dos trabalhos(folhetos) produzidos e escritos pelo cordelista/repentista Antônio Chaves:

  • A morte do vaqueiro João Noé
  • Grito por socorro
  • História do Boi Veado Maneiro
  • Versos bíblicos(Jesus e os Apóstolos)
  • Jaqueline e o acidente mortal
  • O Matuto Sonhador
  • Doce Vida
  • Môça namora vampiro no carnaval do Maranhão
  • Pedro Timbó, O Curandeiro do Sertão
  • O Valente  Jesuíno   e a briga com o lobo Guará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here