LEGISLTAIVO MIGUELALVENSE EM DESTAQUE
Por Colunista Social Nilo Araújo
Em 15 de dezembro de 2024
O Poder Legislativo de Miguel Alves, presidido atualmente pelo vereador reeleito para o segundo mandato, psicólogo e professor José Pereira Rodrigues da Silva realizou no Plenário da Câmara Municipal, na última quinta-feira, 12 de dezembro , o primeiro momento da entrega de homenagens a ex-vereadores , ou seja, aos mais contemporâneos, desse município, pelos relevantes serviços prestados a comunidade de Miguel Alves. Já os parlamentares, os mais antigos, serão homenageados no próximo dia 19 de dezembro, também no Plenário da Câmara , em outro emocionante e lindo evento.
A homenagem proposta através de Requerimento Nº 154, da Moção de Aplausos de autoria da Mesa Diretora: Presidente, Vice-presidente e Secretário, concedeu os títulos aos ex-vereadores que estiveram presentes: Washington Luiz Parente de Pinho(Washington Parente) , José Adauto do Nascimento Dias, Raimundo Correia Neto(Doquinha),Terezinha da costa Moreira(Teresa Moreira) e Mauro Jânio Facundes Abreu(Jânio Bina) em gratidão e reconhecimento aos trabalhos prestados, enquanto representantes da população local, desenvolvendo importantes ações, em prol da coletividade, sendo a ligação entre o governo e o povo, e colocando as demandas em prática.
Registro com o vereador reeleito e atual presidente do Legislativo no município de Miguel Alves, psicólogo e professor José Pereira Rodrigues da Silva
Registro com o Secretário Geral da Câmara Municipal de Miguel Alves, professor José Gonçalves Neto , licenciado em Pedagogia, Matemática, Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração Pública, em MBA em Administração Publica e especialista em Ensino da Matemática, em Ensino de Física, especialista em Contabilidade Pública e LRF e MBA em Administração Pública.
HOMENAGEADO – Ex-vereador Washington Luiz Parente de Pinho – Nascido em 21 de novembro de 1969, em uma família humilde, filho de Teresinha Parente de Pinho e do saudoso Luiz Pereira de Pinho. È o segundo filho de sete irmãos. Criado em Miguel Alves, Piauí, Washington Parente estudou em escolas públicas desde o jardim de infância até o Ensino Médio. Atualmente cursa Direito, demonstrando seu constante desejo de crescimento pessoal e profissional.
Em 1991 casou-se com Edinalva Costa Silva, com quem tem dois filhos: Nalton Luís Silva Parente de Pinho e Naylton Silva Parente de Pinho. Hoje, eles, também têm a alegria de serem avós de Manuella Mesquista da Silva Parente. Desde jovem, Washington Parente demonstrou um forte compromisso com a vida em comunidade, sempre preocupado com o bem-estar coletivo.
Aos 18 anos, ingressou no Exército Brasileiro, onde serviu com dedicação e adquiriu valores como disciplina, responsabilidade e liderança, características que influenciaram profundamente sua trajetória política pessoal e política.
Em 2012, Washington Parente foi eleito a vereador pelo povo de Miguel Alves, marcando o início de sua vida pública. Seu trabalho e liderança foram reconhecidos, em em 2016, foi reeleito, reforçando a confiança e o respeito que conquistou entre os cidadãos de sua cidade natal. Seu mandato foi marcado por uma atuação voltada ao social, com foco em projetos que visavam melhorar a qualidade de vida da população mais carente. Entre suas principais iniciativas, destacaram -se ações para ampliar o acesso a serviços essenciais, sempre com o objetivo de promover a igualdade e o bem- estar da comunidade.
Atualmente, enquanto se dedica ao curso de Direito, Washington Parente continua comprometido com o fortalecimento de seu trabalho social e comunitário. Sua trajetória de vida, marcada pela superação e pelo serviço ao próximo, solidifica sua posição como uma figura de destaque na política e na sociedade de Miguel Alves.
HOMENAGEADO – Ex-vereador José Adauto do Nascimento Dias – Natural do município de Miguel Alves-PI. Nascido em 26 de fevereiro de 1973. Cursou o Ensino Fundamental na U. E. Dr. Antônio Régis, e o Ensino Médio na U.E. Odir Esteves Torres. Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Piauí, licenciado em História, atual Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, na terra natal, Miguel Alves.
É professor efetivo da rede municipal de Ensino de Miguel Alves , casado com a Pedagoga Vanusa da Silva Lima, e desta linda e feliz união, o casal tem duas filhas: Bacharel em Direito Rayslla da Silva Dias e estudante Radmylla da Silva Dias.
Já chegou a ser vereador em Miguel Alves(2017/2020) e atualmente é suplente de vereador pelo partido REPUBLICANOS.
HOMENAGEADO – Ex-vereador Mauro Jânio Facundes Abreu(Jânio Bina) – Nasceu em 21 de fevereiro de 1982 no Hospital Municipal Dr. José da Rocha Furtado, município de União-PI. Filho de Chico Bina e de D. Francisca Facundes, pai lavrador e comerciante, mãe, professora residentes e domiciliados em São José dos Monteiros, zona rural de Miguel Alves.
O pai foi presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de São José dos Monteiros , por duas vezes, candidato a vereador, uma vez, presidente interino do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miguel Alves-PI, e Secretário da Terceira Idade do Sindicato. A mãe, professora e foi diretora por duas gestões da U.E. Raimundo Gonçalves, em São José dos Monteiros, por duas vezes, ela foi candidata a vereadora.
O ex-vereador Jânio Bina vem de uma família de trajetórias, de militância sindical e política nesse município, Miguel Alves. È Bacharel em Direito e vereador eleito por mais 4 anos em nossa querida cidade de Miguel Alves.
Os seus primeiros dias de aulas do jardim , alfabetização, 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental foram na U.E. Raimundo Gonçalves, onde a mãe, era professora e diretora dessa escola, na comunidade São José dos Monteiros.
Aos 8 anos de idade foi estudar em Teresina, quando a mãe, professora Francisca Facundes foi transferida dessa escola, e com ela, levou os três filhos.
Na capital, Teresina, estudou na U.E.Raldir Cavalcante Bastos, U.E. Pires de Castro, Escola Técnica Estadual Dirceu Mendes Arcoverdes,Colégio da Polícia Militar do Estado do Piauí, Colégio Potencial , onde concluiu o Ensino Médio e o curso superior em Direito na Faculdade ICEV (Teresina).
Aos 18 anos, seu primeiro emprego de carteira assinada, foi no Armazém Paraíba, vendedor externo de móveis e eletros, em porta em porta, pois , foi no Armazém Paraíba, onde aprendeu a trabalhar e ser um cidadão, onde chegou a trabalhar por três ano e meio. Por 5 anos, trabalhou em uma distribuidora de arroz, na função de representante na região norte do estado, onde atendia clientes de cidades do Piauí.
Em 2008,recebeu o convite para filiar-se a um partido político e ser candidato a vereador, mas pela primeira vez, ficou na suplência, já no ano seguinte, foi convidado para trabalhar na SDR – Superintendência de Desenvolvimento Rural, Prefeitura de Teresina, na administração de Sílvio Mendes.
Em 2010, assumiu a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Miguel Alves, na gestão da médica Salete Rego. Em 2012, Jânio Bina é eleito vereador do município de Miguel Alves, pela primeira vez. Sempre com muito trabalho, humildade e fé em Deus foi reeleito em 2016, em um processo que não era seu, do seu povo, o fez afastar -se do mandato de vereador.
Em 2023 foi convidado para trabalhar no Instituto de Identificação, ou seja, tirando identidade digital, RG, entre outros, em Teresina. Abriu um Posto de Identificação em Miguel Alves, assumiu o posto e trabalhou até o início do ano de 2024, onde também contribuiu com o desenvolvimento digital do município de Miguel Alves.
HOMENAGEADO – Ex-vereador Raimundo Correia Neto – Filho de Raimundo Vicente da Silva e Maria Ester Correia da Silva, ambos, lavradores.
Nasceu em 20 de março de 1955, na localidade Lembrança, zona rural de Miguel Alves-PI. Casado com Maria do Amparo Carvalho Correia(in memoriam), com quem teve três filhos: Raimundo Correia Neto Filho, Roberto Correia de Carvalho e Renata Carvalho Correia da Costa. Possui 5 netos e 3 bisnetos.
Foi alfabetizado na Escola da Lembrança, onde estudou até o 1º ano do Primário. Posteriormente, matriculou-se na Escola da Santa Maria, onde permaneceu até o 4o ano do Primário. Neste período, sempre trabalhou na roça, ajudando seus pai.
Mudou-se para zona urbana do município de Miguel Alves, aos 17 anos, onde passou a estudar até o 2º Ano do Ensino Médio, tempo em que trabalhou com o então secretário de Obras da Prefeitura de Miguel Alves, o Sr. Oswaldo Torres, na função de Apontador de Diárias, durante a gestão do prefeito Luís Gonzaga da Cost.
Em julho de 1977, fez curso para trabalhar como Técnico de Laboratório na Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, onde estagiou por seis meses. Ao concluir, passou a trabalhar no Pavilhão de Tuberculose do Hospital Getúlio Vargas, na capital do Estado.
Em 1o de setembro de 1979 foi transferido de volta a terra natal, onde trabalhou no Hospital Pedro Vasconcelos até a aposentadoria em 2008, sempre com muito respeito, ética, humildade e presteza.
Em 2004, aventurou-se pela primeira vez como candidato a vereador para Câmara Municipal de Miguel Alves, mas não obteve a votação necessária. Já em 2008, candidata-se novamente, sendo eleito em primeiro lugar entre os candidatos do seu partido na época.
Em 2016, diante de um trágico acidente, perdeu a companheira de vida, após um relacionamento de 40 anos, com quem juntos construíram uma linda família.
O ex-vereador Raimundo Correia Neto , popularmente conhecido por Doquinha, só tem a agradecer a Deus , à família e ao povo de Miguel Alves por todas as oportunidades que teve na vida.