São muitas as reclamações que têm chegado a este portalmiguelalves.com de vários correntistas, funcionários públicos, aposentados, professores, comerciantes, empresários e outros usuários deste sistema bancário sobre o péssimo atendimento da agência do Banco do Brasil do município de Miguel Alves, como: desrespeito às filas, funcionários mal-humorados, problemas nos caixas eletrônicos, vira e mexe, o banco fica fora do ar, filas intermináveis, nem sempre todos os caixas estão abastecidos,às vezes só há dinheiro em um caixa eletrônico, e quando chega o final de semana quase sempre acontece de não deixarem dinheiro nos caixas, segundo eles, usuários, que estão sendo prejudicados, os funcionários, culpam o sistema.
Lá na parte interna do atendimento existem placas com os dizerem:
E isto sabemos que na maioria das vezes não acontece, principalmente com os idosos que são obrigados a esperar horas a sua vez para serem atendidos. “Afirma uma professora da rede municipal que não quis se identificar”.
Houve também recentemente problemas nas fiações em que a mesma ficou sem funcionar por mais de uma semana, onde muitos tiveram que se deslocar as vizinhas cidades, União ou Coelho Neto(MA).
“Já que ninguém faz nada contra os péssimos serviços oferecidos pelo banco, pelo menos vou expor o que eu acho : o BB de Miguel Alves, simplesmente não existe”, afirma um professor da rede municipal indignado que não quis se identificar.
O Procon alerta que qualquer pessoa pode acionar os bancos judicialmente, para isso basta levar o comprovante de que ficou acima de 20 minutos na fila que um procedimento é aberto contra o banco. As instituições são chamadas para dar explicações e as consequências do descumprimento podem gerar multas. Dependendo da situação o cliente poderá até mesmo ser ressarcido pelo tempo perdido.
A Lei estadual nº 7.806/02 diz que os bancos têm 20minutos para atender os clientes em dias normais e 30 minutos nos dias de pagamento de pessoal, dia de vencimento de contas de concessionárias, de tributos e em véspera ou depois de feriados prolongados. Passou disso a lei esta sendo descumprida e o cliente poderá reclamar tanto Procon quanto no Ministério Público.
A lei também diz que para o controle do prazo de atendimento, as agências são obrigadas a fornecer senhas ou qualquer outro documento que possibilite a identificação do dia e da hora da chegada do usuário ao estabelecimento, não podendo ser cobrada qualquer importância por este fornecimento.
Mesmo com a determinação da Justiça sobre o controle do tempo nas filas das agências bancárias, em Miguel Alves isso não é levado a sério. Até porque não existem estas senhas e os clientes do Banco do Brasil passam em média nas filas da agência, uma hora ou até muito mais tempo para realizar qualquer operação.