Pelas andanças pela cidade, bairros e centro fica fácil constatar que Miguel Alves está bastante abandonada, principalmente com relação à coleta de lixo. O governo municipal por não conseguir sua reeleição, praticamente não é visto mais na cidade, e com isso, a cidade vive um descaso, salários dos servidores e fornecedores atrasados, demissões de pessoal, falta de medicamentos nas farmácias básicas, falta de merenda escolar, luz da prefeitura cortada com frequência, invasão de animais nas praças, Contas bloqueadas, acúmulo de débitos e tantos outros problemas que vem deixando a cidade de Miguel Alves em situação bastante crítica.
Porém, um fato que está chamando mais atenção é a falta da coleta de lixo, o que está causando transtornos à população e fazendo com que nossas ruas se transformem em um verdadeiro lixão. Na realidade é que o lixo virou cartão postal de nossa cidade.
A situação do lixo precisaria ser debatida na Câmara Municipal de Miguel Alves, em que vereadores possam cobrar efetividade nas ações do governo municipal, que está em final de mandato e que só termina no dia 31 de dezembro, continue com suas atividades normais. O estado em que se encontra grande parte das ruas de Miguel Alves indica que a prefeita eleita, médica Salete Rego dedicará muito de seu trabalho nos primeiros meses para corrigir o descaso da administração atual.