Na manhã desta quarta-feira, 23/01, o governo do Estado do Piauí Wilson Martins realizou um encontro com com 210 prefeitos dos 224 prefeitos piauienses,bem como secretários de educação, saúde e agricultura que teve como objetivo formalizar possíveis parcerias entre os poderes públicos estadual e municipais.
O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) que é presidida pelo vice-governador Moraes Sousa Filho. Teve início a partir das 8:00h prosseguindo até às 12:00h.
A prefeita do município de Miguel Alves, médica Salete Rêgo(PSD) esteve presente neste importante evento onde teve a oportunidade de se interage com os demais prefeitos do Estado, proporcionando assim novas amizades e troca de experiências.
Este foi o primeiro encontro do governador com os prefeitos para discutir gestão pública e parcerias do Estado com os municípios. Na oportunidade, o Wilson Martins afirmou o propósito do governo em manter parcerias com os municípios, nas áreas de saúde e educação, principalmente.
O governador fez questão de dizer para os prefeitos que o estado hoje está com as finanças equilibradas graças ao aumento da fiscalização e ao incremento da receita própria. “Tivemos um aumento nominal de 15,30% na receita própria”, comentou o governador. ”Tivemos que nos modernizar e cobrar os impostos devidos, sem correr atrás de pequenos comerciantes e produtores que vão vender uma saca de farinha ou vender galinha na feira. Mas tivemos que cobrar o devido para podermos nos manter em equilíbrio”, observou Wilson Martins.
No seu pronunciamento, Wilson orientou os prefeitos piauienses a cobrarem impostos que são devidos aos municípios, como ISS (Imposto Sobre Serviços) e IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), para se tornarem menos dependentes dos repasses constitucionais, como FPM, que é a principal fonte de receita da maioria dos municípios piauienses.
Entretanto, a orientação do governador não será bem acolhida pelos prefeitos, pois eles entendem que cobrar imposto é uma ação antipática e impopular que não vai resolver em nada o problema financeiro das prefeituras, pois o valor arrecadado com a cobrança do IPTU e ISS é pequeno diante do desgaste político que os prefeitos terão.
Prefeita do município de Miguel Alves Dra Salete Rêgo(PSD)